ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE MORANGOS ORGÂNICOS NO CURIMATAÚ PARAIBANO
Sibele Thaise Viana Guimarães Duarte
Duarte, Sibele Thaise Viana Guimarães
Marizângela Lima dos Santos Castro
Castro, Marizângela Lima dos Santos
01/07/2021
340-353
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ADMINISTRAÇÃO: PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO E SUAS TENDÊNCIAS - VOLUME 2
O presente estudo visa analisar as estratégias e as práticas de responsabilidade ambiental do Hortifrúti Canteiro Cheiro Verde. Empresa situada no município de Nova Floresta-PB, no curimataú paraibano, referência regional em inovação e produção sustentável. O negócio já atua há mais de 15 anos no setor de hortifrutigranjeiros, empregando técnicas agroecológicas de produção e aclimatização em viveiros, com o intuito de produzir frutas e vegetais da melhor qualidade, sem agroquímicos. O principal objetivo desse estudo foi identificar as estratégias utilizadas pela empresa Canteiro Cheiro Verde, levando em consideração aspectos socioambientais, além de tentar mensurar as oportunidades de crescimento do negócio a partir da elaboração de um planejamento estratégico, após a introdução da produção de morangos semi-hidropônicos, no mercado local. O trabalho realizado apresenta-se como sendo um estudo de caso, utilizando-se como técnicas de pesquisa a observação participante, entrevistas semi-estruturadas, levantamentos bibliográficos e documental, logo, sua natureza classifica-se como exploratória, qualitativa. Como resultados pôde-se identificar as principais oportunidades e ameaças, e forças e fraquezas da empresa a partir da introdução da cultura dos morangos semi-hidropônicos no negócio. O estudo colaborou com a identificação das falhas estratégicas da organização e ainda pode contribuir na elaboração de ações corretivas, a fim de garantir um melhor posicionamento da empresa diante dos clientes, colaboradores e fornecedores.
Marketing sustentável. Planejamento estratégico. Morangos semi-hidropônicos.
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