ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE MORANGOS ORGÂNICOS NO CURIMATAÚ PARAIBANO

Code: 210504707
3
2
Título

ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE MORANGOS ORGÂNICOS NO CURIMATAÚ PARAIBANO

Autores(as):
  • Sibele Thaise Viana Guimarães Duarte

    Duarte, Sibele Thaise Viana Guimarães

  • Marizângela Lima dos Santos Castro

    Castro, Marizângela Lima dos Santos

DOI
10.37885/210504707
Publicado em

01/07/2021

Páginas

340-353

Capítulo

20

Resumo

O presente estudo visa analisar as estratégias e as práticas de responsabilidade ambiental do Hortifrúti Canteiro Cheiro Verde. Empresa situada no município de Nova Floresta-PB, no curimataú paraibano, referência regional em inovação e produção sustentável. O negócio já atua há mais de 15 anos no setor de hortifrutigranjeiros, empregando técnicas agroecológicas de produção e aclimatização em viveiros, com o intuito de produzir frutas e vegetais da melhor qualidade, sem agroquímicos. O principal objetivo desse estudo foi identificar as estratégias utilizadas pela empresa Canteiro Cheiro Verde, levando em consideração aspectos socioambientais, além de tentar mensurar as oportunidades de crescimento do negócio a partir da elaboração de um planejamento estratégico, após a introdução da produção de morangos semi-hidropônicos, no mercado local. O trabalho realizado apresenta-se como sendo um estudo de caso, utilizando-se como técnicas de pesquisa a observação participante, entrevistas semi-estruturadas, levantamentos bibliográficos e documental, logo, sua natureza classifica-se como exploratória, qualitativa. Como resultados pôde-se identificar as principais oportunidades e ameaças, e forças e fraquezas da empresa a partir da introdução da cultura dos morangos semi-hidropônicos no negócio. O estudo colaborou com a identificação das falhas estratégicas da organização e ainda pode contribuir na elaboração de ações corretivas, a fim de garantir um melhor posicionamento da empresa diante dos clientes, colaboradores e fornecedores.

Palavras-chave

Marketing sustentável. Planejamento estratégico. Morangos semi-hidropônicos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.