ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Code: 230212125
23
0
Título

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores(as):
  • Francisca Alice Cordeiro Da Silva

    Silva, Francisca Alice Cordeiro da

  • Francisca Layanne Gomes De Oliveira

    Oliveira, Francisca Layanne Gomes de

  • Ivinna Kariny Da Costa Vieira

    Vieira, Ivinna Kariny da Costa

  • Maurílio Kaique Barreto

    Barreto, Maurílio Kaique

  • João Paulo De Andrade Nunes

    Nunes, João Paulo de Andrade

  • Francisco Lidiano Guimarães Oliveira

    Oliveira, Francisco Lidiano Guimarães

  • Camila Tâmires Alves Oliveira

    Alves-Oliveira, Camila Tâmires

DOI
10.37885/230212125
Publicado em

31/03/2023

Páginas

73-88

Capítulo

6

Resumo

A Zoologia é o ramo da Biologia que realiza estudos sobre o Reino Animal, sendo a área do conhecimento científico que explica a diversidade dos animais e estuda as interações destes com os seres humanos. Considerando a importância que o ensino de Zoologia possui, e o conciso contato dos alunos com a temática, muitas vezes por dificuldades das escolas e/ou seus professores com o material zoológico, torna-se necessário que os docentes façam uso de metodologias diferenciadas para possibilitar um aprendizado significativo aos estudantes. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi listar diferentes metodologias educacionais utilizadas no ensino de Zoologia. A busca por tais metodologias foi realizada utilizando a plataforma Google Acadêmico, onde foram pesquisados artigos científicos publicados entre os anos de 2013 a 2022. Das 360 pesquisas encontradas, 10 artigos foram. As metodologias listadas foram: Tablet e internet, filmes, massa de modelar, sequência didática, RPG (Role Playing Game - em tradução livre, jogo de interpretação de papéis), livro paradidático, desenhos animados, jogo de tabuleiro, contos do folclore e aulas práticas com a construção de uma caixa entomológica. Com base nos artigos analisados foi possível concluir que tais estratégias foram capazes de desenvolver um aprendizado significativo no ensino de zoologia, sendo este aprendizado favorecido pela interação entre docente e discentes, pela realização de debates, pelo planejamento adequado do professor, como também, pela associação entre os conhecimentos do cotidiano dos alunos com o conhecimento científico, possibilitando assim o desenvolvimento do pensamento crítico entre os estudantes.

Palavras-chave

Animais, Aprendizagem, Ensino de zoologia, Metodologias educacionais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.