ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Francisca Alice Cordeiro Da Silva
Silva, Francisca Alice Cordeiro da
Francisca Layanne Gomes De Oliveira
Oliveira, Francisca Layanne Gomes de
Ivinna Kariny Da Costa Vieira
Vieira, Ivinna Kariny da Costa
Maurílio Kaique Barreto
Barreto, Maurílio Kaique
João Paulo De Andrade Nunes
Nunes, João Paulo de Andrade
Francisco Lidiano Guimarães Oliveira
Oliveira, Francisco Lidiano Guimarães
Camila Tâmires Alves Oliveira
Alves-Oliveira, Camila Tâmires
31/03/2023
73-88
6
A Zoologia é o ramo da Biologia que realiza estudos sobre o Reino Animal, sendo a área do conhecimento científico que explica a diversidade dos animais e estuda as interações destes com os seres humanos. Considerando a importância que o ensino de Zoologia possui, e o conciso contato dos alunos com a temática, muitas vezes por dificuldades das escolas e/ou seus professores com o material zoológico, torna-se necessário que os docentes façam uso de metodologias diferenciadas para possibilitar um aprendizado significativo aos estudantes. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi listar diferentes metodologias educacionais utilizadas no ensino de Zoologia. A busca por tais metodologias foi realizada utilizando a plataforma Google Acadêmico, onde foram pesquisados artigos científicos publicados entre os anos de 2013 a 2022. Das 360 pesquisas encontradas, 10 artigos foram. As metodologias listadas foram: Tablet e internet, filmes, massa de modelar, sequência didática, RPG (Role Playing Game - em tradução livre, jogo de interpretação de papéis), livro paradidático, desenhos animados, jogo de tabuleiro, contos do folclore e aulas práticas com a construção de uma caixa entomológica. Com base nos artigos analisados foi possível concluir que tais estratégias foram capazes de desenvolver um aprendizado significativo no ensino de zoologia, sendo este aprendizado favorecido pela interação entre docente e discentes, pela realização de debates, pelo planejamento adequado do professor, como também, pela associação entre os conhecimentos do cotidiano dos alunos com o conhecimento científico, possibilitando assim o desenvolvimento do pensamento crítico entre os estudantes.
Animais, Aprendizagem, Ensino de zoologia, Metodologias educacionais.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.