ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CURSOS DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Code: 230111766
Downloads
18
Views
1
Compartilhe
Título

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CURSOS DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores(as):
  • Débora De Lima Rodrigues

  • Marina Sobreira Da Costa Lima

  • Maurílio Kaique Barreto

  • Paula Dayane Silva Maia

  • Maria Nájela De Oliveira Lima

  • Camila Tâmires Alves Oliveira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230111766
    Publicado em

    28/02/2023

    Páginas

    2075-2087

    Capítulo

    144

    Resumo

    A Educação Ambiental (EA) pode contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente e sensível aos problemas ambientais, e pode ser abordada de forma eficiente em ambientes educacionais. Nessa perspectiva, cabe ao Ensino Superior realizar atividades e discussões que desenvolvam a ética ambiental das atividades profissionais e que, em consonância, procurem soluções para os problemas ambientais. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar as abordagens da Educação Ambiental realizadas no Ensino Superior. Para isso foi realizada uma revisão de literatura através de pesquisas no Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos da CAPES. Os descritores utilizados para as consultas às bases de dados online foram Estratégias de ensino, Educação Ambiental e Ensino Superior, tendo sido analisados 156 artigos em português, publicados entre os anos de 2015 e 2022, dos quais foram selecionados 13 artigos. Os resultados desse estudo mostraram que estratégias de ensino relacionadas a educação ambiental como jogos didáticos, construção de portfólio, aula de campo, gamificação, coleta de resíduos sólidos, redes sociais, museu virtual e trote ecológico no ensino superior tiveram fácil aplicação e são eficientes na construção do pensamento crítico relacionados a importância da conservação ambiental. Conclui-se assim que a educação ambiental pode ser trabalhada de modo eficaz nas universidades e instituições de ensino superior de modo geral, para contribuir com a formação de profissionais preocupados com o meio ambiente.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Conscientização, Conservação Ambiental, Ensino Superior, Graduação.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH X

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar