ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS PARA CAPACITAR E SENSIBILIZAR OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE A TEMÁTICA LGBTQIA+

Code: 220809865
20
0
Título

ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS PARA CAPACITAR E SENSIBILIZAR OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE A TEMÁTICA LGBTQIA+

Autores(as):
  • Amanda Batista Mendes De Santana

    de Santana, Amanda Batista Mendes

  • Tiffany Evelyn Batista De Freitas

    de Freitas, Tiffany Evelyn Batista

  • Thais Ranielle Souza De Oliveira

    De Oliveira, Thais Ranielle Souza

DOI
10.37885/220809865
Publicado em

31/10/2022

Páginas

69-82

Capítulo

6

Resumo

Objetivo: Identificar estratégias educativas utilizadas para a capacitação e sensibilização do profissional de saúde. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo - exploratório de abordagem qualitativa, realizado a partir do método Revisão Integrativa da Literatura (RIL), onde as buscas dos estudos ocorreram na Biblioteca Virtual de Saúde, utilizando descritores identificados por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (Decs). Para o processo de seleção dos estudos, utilizou-se o fluxograma do PRISMA. Resultados: A amostra final constituiu em (7) artigos, onde (1) abordava sobre pacotes de treinamentos para profissionais de saúde, (1) sobre entrevistas para obter informações acerca da sexualidade e orientação de gênero, (1) sobre séries de perguntas para melhorar interação entre profissional e paciente, (1) sobre a produção de diretrizes LGBTQIA+, (1) sobre criação de programas LGBTQIA+, (1) sobre reformulação dos serviços de saúde, e (1) sobre readequar as matrizes curriculares. Conclusão: Há escassez de estratégias no âmbito da saúde que capacite e sensibilize profissionais de saúde a realizar um acolhimento inclusivo e que respeite os direitos da população LGBTQIA+.

Palavras-chave

Educação Profissional em Saúde Pública, Capacitação Profissional, Minorias Sexuais e de Gênero, Diversidade de Gênero, Identidade de Gênero.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.