ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES PARA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS PSICOTRÓPICAS NA ESCOLA: O PREOCUPANTE CASO DO MUNICÍPIO DE SOURE, PARÁ, NORTE DO BRASIL

Code: 210705297
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Título

ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES PARA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS PSICOTRÓPICAS NA ESCOLA: O PREOCUPANTE CASO DO MUNICÍPIO DE SOURE, PARÁ, NORTE DO BRASIL

Autores(as):
  • Samara Borges de Souza

    Souza, Samara Borges de

  • Maria Paula A. Vale da Silva

    Silva, Maria Paula A. Vale da

  • Franciane Ferreira Costa

    Costa, Franciane Ferreira

  • Jocilena Pamela Q. Queiroz

    Queiroz, Jocilena Pamela Q.

  • Gláucia C. Silva-Oliveira

    Silva-Oliveira, Gláucia C.

  • Luiz Marcelo L. Pinheiro

    Pinheiro, Luiz Marcelo L.

  • Aldemir B. Oliveira-filho

    Oliveira-Filho, Aldemir B.

DOI
10.37885/210705297
Publicado em

01/12/2021

Páginas

147-163

Capítulo

13

Resumo

A escola é um local para o desenvolvimento de ações direcionadas à promoção da saúde. Modelos amplos e específicos para promoção da saúde no espaço escolar têm sido propostos, empregados, adaptados e combinados para melhor servir a realidade de cada escola para prevenção ao uso de drogas psicotrópicas (UDP). Este estudo identificou estratégias e ações vivenciadas, assim como sugeridas, para prevenção ao UDP na escola por adolescentes estudantes no município de Soure, Pará, norte do Brasil. Neste estudo transversal, 736 estudantes adolescentes forneceram dados por formulário estruturado, os quais foram utilizados para descrição do perfil epidemiológico, e registro das vivências e sugestões. Essa coleta foi conduzida nas três escolas públicas de ensino médio de Soure em novembro de 2019, sendo os dados organizados e analisados em programas específicos. A maioria dos adolescentes pertencia ao sexo feminino, tinha de 14 a 16 anos, estudava no 2º ano do ensino médio e no turno da manhã. Muitos pais ou responsáveis sempre conversam sobre UDP, porém a maioria deles nunca participou de alguma atividade para prevenção ao UDP na escola. Dentre os poucos adolescentes que participaram de atividade preventiva, a palestra foi a única ação vivenciada. Além disso, a maioria dos adolescentes indicou alguma atividade relacionada ao conhecimento científico para abordar o tema UDP na escola, sendo as palestras e as rodas de conversas foram as ações mais indicadas. Esses achados indicam um cenário muito preocupante. A ausência do Estado no município de Soure prejudica drasticamente o planejamento e o desenvolvimento de ações para promoção social e de saúde. Alianças entre poderes públicos, privados e comunitários são essenciais para o direcionamento de ações eficazes e precisas de prevenção ao UDP na escola e na comunidade.

Palavras-chave

Drogas, Prevenção, Adolescentes, Promoção da Saúde, Epidemiologia.

Autor(a) Correspondente
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