ESTRATÉGIAS DO CONHECIMENTO TRADICIONAL NAS ROÇAS DE “VALHA DEUS” OU “DEUS ME LIVRE” NO PORTAL DA AMAZÔNIA ORIENTAL EM SÃO MATEUS DO MARANHÃO.

Code: 210605197
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Título

ESTRATÉGIAS DO CONHECIMENTO TRADICIONAL NAS ROÇAS DE “VALHA DEUS” OU “DEUS ME LIVRE” NO PORTAL DA AMAZÔNIA ORIENTAL EM SÃO MATEUS DO MARANHÃO.

Autores(as):
  • Merval Ribeiro da Silva Filho

    Silva Filho, Merval Ribeiro da

  • Altamiro Sousa de Lima Ferraz Junior

    Ferraz Junior, Altamiro Sousa de Lima

  • Laura Rosa Costa Oliveira

    Oliveira, Laura Rosa Costa

  • José Ribamar Gusmão Araújo

    Araújo, José Ribamar Gusmão

DOI
10.37885/210605197
Publicado em

31/07/2021

Páginas

114-127

Capítulo

8

Resumo

Deus me livre! Ou valha-me Deus!, expressão antiga usada por cristãos católicos par pedir proteção a Deus, é uma metáfora empregada pelo agricultor familiar de Timbaúba para se referir aos lugares ermos, de difícil acesso, e cujas aptidões agronômicas são desfavoráveis às suas plantações de cultivo itinerante e de subsistência. A região recebe influência climática da Amazônia maranhense. Estes solos por se constituírem de 70% de areia fina, e por estarem associados às demais condições edafoclimáticas, são reconhecidos como de baixa fertilidade natural, pela insipiente concentração de matéria orgânica dentre outros fatores físico-químicos. É diante destas condições, que o agricultor familiar do Assentamento Timbaúba põe em prática o seu conhecimento que foi herdado de seus antepassados, e através destes saberes implantam sua roça itinerante, muitas vezes em lugares cujas propriedades ecológicas do ponto de vista produtivo para a agricultura, somente é possível para a subsistência de sua família. Neste cenário, este estudo objetivou construir interpretações através da narrativa de memórias e saberes dos agricultores familiares de Timbaúba. Se aplicou a metodologia qualitativa sob observação participante (Taylor y Bogdan, 1987), (Sanmatin, 2003) e (Mella, 1998) com a intenção de apreender os saberes narrados pelo agricultor nas tarefas e nas técnicas empregadas na implantação de suas roças. As memórias do conhecimento tradicional se reinventam e rompem o silêncio destes lugares, quando a narrativa dos saberes destas pessoas se torna excelso. As diversas interpretações dos saberes denotam a sua importância quando aplicada na agricultura dos lugares como Deus me Livre ou Valha-me Deus.

Palavras-chave

Deus me livre ou Valha-me Deus, Saberes e memórias, Sistema itinerante, Corte e queima, Agricultor familiar.

Autor(a) Correspondente
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