ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE PEIXES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Code: 230212127
26
0
Título

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE PEIXES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores(as):
  • Francisca Layanne Gomes De Oliveira

    Oliveira, Francisca Layanne Gomes de

  • Francisca Alice Cordeiro Da Silva

    Silva, Francisca Alice Cordeiro da

  • Ivinna Kariny Da Costa Vieira

    Vieira, Ivinna Kariny da Costa

  • Maurílio Kaique Barreto

    Barreto, Maurílio Kaique

  • João Paulo De Andrade Nunes

    Nunes, João Paulo de Andrade

  • Francisco Lidiano Guimarães Oliveira

    Oliveira, Francisco Lidiano Guimarães

  • Camila Tâmires Alves Oliveira

    Alves-Oliveira, Camila Tâmires

DOI
10.37885/230212127
Publicado em

31/03/2023

Páginas

59-72

Capítulo

5

Resumo

Para uma aprendizagem significativa que contribua para uma construção efetiva do conhecimento é fundamental o desenvolvimento de novas estratégias de ensino que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem. É crucial a busca por novas estratégias que possibilitem um ensino-aprendizagem contextualizado, atual e adequado, pois é através do desenvolvimento eficaz do processo de ensino-aprendizagem que é possível construir uma sociedade melhor, tanto socialmente como ecologicamente. Em decorrência da insuficiência dos conteúdos existentes nos materiais didáticos e da necessidade de evidenciar e incentivar a importância da conservação dos peixes, bem como sua biologia, esse trabalho teve como objetivo listar estratégias didáticas sobre o ensino do conteúdo de peixes. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura do período de 2014 até 2022 no banco de dados disponível no Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: Zoologia; peixes; ensino e estratégias didáticas. Foram analisados 136 trabalhos, dos quais nove artigos foram selecionados segundo os critérios de inclusão e exclusão. Os resultados deste estudo apontaram como estratégias de ensino sobre o conteúdo de peixes a ilustração científica, a utilização de livros didáticos, apresentação de coleção ictiológica, palestras, aulas práticas, construção de cartilhas, construção de modelos didáticos, jogos didáticos, exercícios com questões, sequências didáticas e produção de vídeo. Conclui-se que essas estratégias podem despertar o interesse e curiosidade dos estudantes, contribuindo para uma participação mais efetiva nas atividades e também na interação entre os discentes, e desses com o professor, isso por sua vez, contribuirá para o desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia e da capacidade de solucionar problemas dos discentes.

Palavras-chave

Estratégias didáticas, Peixes, Zoologia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.