ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: REVISÃO DE LITERATURA
Silvana Lima Vieira
Vieira, Silvana Lima
Vitória Valéria Cristo Santos
Santos, Vitória Valéria Cristo
Suelen Guedes Souza
Souza, Suelen Guedes
Camila Fonseca Figueiredo
Figueiredo, Camila Fonseca
Thadeu Borges Souza Santos
Santos, Thadeu Borges Souza
Isabela Cardoso de Matos Pinto
Pinto, Isabela Cardoso de Matos
18/11/2020
515-526
38
Objetivo: caracterizar a produção cientifica das abordagens de monitoramento e avaliação das ações de Educação Permanente em Saúde (EPS). Metodologia: revisão sistemática da literatura, tendo como fonte de dados o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior. Os descritores utilizados foram: Política de Educação Permanente em Saúde; Avaliação; Monitoramento e Ações, nos anos de 2005 à 2018. Os critérios de inclusão foram teses e dissertações disponíveis na íntegra e de exclusão, as que não contemplassem o objeto do estudo. Os dados foram transcritos para uma matriz elaborada em excel, utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Foram encontradas 124 produções acadêmicas. Resultados: O ano em que houve mais publicação foi o de 2016, com 20 dissertações e 5 teses, sendo 2 com divulgação não autorizada. Os estados lócus dos estudos e origem dos programas de pós-graduação se concentraram nas regiões nordeste, seguido pela região sudeste. As temáticas de EPS foram organizadas em 9 categorias. Conclusão: Há lacuna científica importante no que tange à aspectos teóricos e empíricos da prática de monitoramento e avaliação das ações de EPS nas teses e dissertações analisadas.
Monitoramento; Avaliação; Educação Permanente. Políticas Públicas
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