ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: REVISÃO DE LITERATURA

Code: 200901233
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Título

ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: REVISÃO DE LITERATURA

Autores(as):
  • Silvana Lima Vieira

    Vieira, Silvana Lima

  • Vitória Valéria Cristo Santos

    Santos, Vitória Valéria Cristo

  • Suelen Guedes Souza

    Souza, Suelen Guedes

  • Camila Fonseca Figueiredo

    Figueiredo, Camila Fonseca

  • Thadeu Borges Souza Santos

    Santos, Thadeu Borges Souza

  • Isabela Cardoso de Matos Pinto

    Pinto, Isabela Cardoso de Matos

DOI
10.37885/200901233
Publicado em

18/11/2020

Páginas

515-526

Capítulo

38

Resumo

Objetivo: caracterizar a produção cientifica das abordagens de monitoramento e avaliação das ações de Educação Permanente em Saúde (EPS). Metodologia: revisão sistemática da literatura, tendo como fonte de dados o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior. Os descritores utilizados foram: Política de Educação Permanente em Saúde; Avaliação; Monitoramento e Ações, nos anos de 2005 à 2018. Os critérios de inclusão foram teses e dissertações disponíveis na íntegra e de exclusão, as que não contemplassem o objeto do estudo. Os dados foram transcritos para uma matriz elaborada em excel, utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Foram encontradas 124 produções acadêmicas. Resultados: O ano em que houve mais publicação foi o de 2016, com 20 dissertações e 5 teses, sendo 2 com divulgação não autorizada. Os estados lócus dos estudos e origem dos programas de pós-graduação se concentraram nas regiões nordeste, seguido pela região sudeste. As temáticas de EPS foram organizadas em 9 categorias. Conclusão: Há lacuna científica importante no que tange à aspectos teóricos e empíricos da prática de monitoramento e avaliação das ações de EPS nas teses e dissertações analisadas.

Palavras-chave

Monitoramento; Avaliação; Educação Permanente. Políticas Públicas

Autor(a) Correspondente
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