ESTRATÉGIAS DE MANEJO DA MOSCA BRANCA (BEMISIA TABACI) DO TOMATEIRO EM AMBIENTE PROTEGIDO COM EXTRATO ALCOÓLICO DE CINAMOMO (MELIA AZEDARACH L.)

Code: 210203294
28
8
Título

ESTRATÉGIAS DE MANEJO DA MOSCA BRANCA (BEMISIA TABACI) DO TOMATEIRO EM AMBIENTE PROTEGIDO COM EXTRATO ALCOÓLICO DE CINAMOMO (MELIA AZEDARACH L.)

Autores(as):
  • Carlo Juliantro Giehl

    Giehl, Carlo Juliantro

  • Nathalia de Oliveira Telesca Camargo

    Camargo, Nathalia de Oliveira Telesca

  • Mateus Finkler

    Finkler, Mateus

  • Eduardo Guatimosim

    Guatimosim, Eduardo

  • Ana Silvia Rolon Rolon

    Rolon, Ana Silvia Rolon

DOI
10.37885/210203294
Publicado em

31/03/2021

Páginas

156-168

Capítulo

12

Resumo

O tomate Lycopersicon esculentum é uma planta sujeita à ocorrência de diversos problemas fitossanitários. A partir do aumento da demanda por alimentos sem carga de agrotóxicos têm-se a necessidade do desenvolvimento de inseticidas menos tóxicos. A utilização de métodos alternativos de controle, como o uso de extratos vegetais com atividade inseticida, tem revelado resultados promissores. Nesse sentido, este estudo objetivou avaliar a eficiência do extrato vegetal de cinamomo no manejo de pragas na cultura do tomateiro. O experimento foi conduzido em área de produção agrícola no estado do RS. Foi verificada a ação do extrato alcóolico do vegetal sobre a mosca branca Bemisia tabaci biótipo B, transmissora de viroses em tomate. O extrato, produzido somente com folhas de cinamomo, reduziu a infestação da mosca branca B. tabaci em relação ao controle. Após a terceira semana, observou-se diferença significativa entre as parcelas controle e as que receberam extrato vegetal. Verificou-se uma correlação positiva entre o número de moscas brancas e a temperatura mínima da semana nas parcelas com a aplicação do extrato. Os resultados obtidos indicam que as pulverizações de extratos alcóolicos provenientes das folhas de cinamomo têm potencial para reduzir à infestação da mosca branca no cultivo do tomate, podendo ser uma estratégia para cultivos agroecológicos.

Palavras-chave

Inseticidas botânicos; Manejo de pragas; Métodos alternativos;

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.