ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM CONTEXTO EDUCACIONAL

Code: 211106646
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Título

ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores(as):
  • Graziele Kerges-Alcantara

    Kerges-Alcantara, Graziele

  • Simone Aparecida da Capellini

    Capellini, Simone Aparecida da

DOI
10.37885/211106646
Publicado em

29/12/2021

Páginas

27-37

Capítulo

2

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado como um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, o qual interfere no funcionamento e no desenvolvimento do individuo. Escolares identificados com TDAH, frequentemente apresentam queixas relacionadas a dificuldades para focar e manter a atenção, comportamentos impulsivos e hiperativos, dificuldade no controle inibitório e agitação motora, tanto em ambiente social como em ambiente escolar. Estudos apontam que estes comportamentos geram maiores prejuízos no desempenho escolar dessas crianças, acarretando dificuldades acadêmicas Este capítulo tem por objetivo apresentar estratégias de intervenção com escolares com TDAH em contexto educacional a partir de um levantamento bibliográfico nacional e internacional.

Palavras-chave

Terapia comportamental, Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade, Aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
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