ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Code: 230814111
11
0
Título

ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Autores(as):
  • Antunes Ferreira Da Silva

    Silva, Antunes Ferreira Da

  • Artur Almeida De Araújo Freire

    Freire, Artur Almeida de Araújo

  • Aysla Maria Alencar

    Alencar, Aysla Maria

  • Dayene Aparecida Costa Cavalcante

    Cavalcante, Dayene Aparecida Costa

  • Edlany Tavares Sousa

    Sousa, Edlany Tavares

  • Gabriella Braga Gomes

    Gomes, Gabriella Braga

  • Khadija Maciel Gonçalves

    Gonçalves, Khadija Maciel

  • Maria Dos Santos Farias

    Farias, Maria dos Santos

DOI
10.37885/230814111
Publicado em

30/10/2023

Páginas

68-89

Capítulo

4

Resumo

O foco do presente estudo é a transição do método tradicional de ensino para a utilização de metodologias ativas pela qual a educação, de um modo geral, no mundo inteiro está passando. Neste novo método, o estudante é considerado o principal agente na construção do seu conhecimento. O objetivo desta texto é expor as teorias da aprendizagem e abordar as metodologias ativas na educação, com foco nas que podem ser usadas no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em três escolas diferentes da cidade de Cajazeiras, estado da Paraíba, através de uma pesquisa bibliográfica que envolveu a análise de diferentes textos científicos, livros e sites de diversos autores. O método utilizado nesta pesquisa foi a análise de conteúdo dos textos selecionados. A partir da pesquisa, foram selecionadas uma série de metodologias ativas para o ensino da disciplina de Filosofia que podem ser utilizadas como alternativa à dinâmica tradicional das salas de aula. Os resultados desta pesquisa mostraram que as metodologias ativas podem ser eficazes no Ensino Médio, proporcionando uma aprendizagem mais significativa, participativa e engajada, uma vez que podem proporcionar que os alunos se sintam mais motivados a aprender e desenvolver as habilidades de pensamento crítico e trabalho em equipe. Em conclusão, este texto demonstra a importância da utilização de metodologias ativas no Ensino Médio, favorecendo com que os alunos sejam, de fato, os protagonistas de sua própria aprendizagem. Essas metodologias promovem a participação ativa dos estudantes, estimulam a criatividade e o pensamento crítico e desenvolvem competências essenciais para a sua formação integral.

Palavras-chave

Educação. Ensino Médio. Metodologias ativas. Filosofia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.