ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Antunes Ferreira Da Silva
Silva, Antunes Ferreira Da
Artur Almeida De Araújo Freire
Freire, Artur Almeida de Araújo
Aysla Maria Alencar
Alencar, Aysla Maria
Dayene Aparecida Costa Cavalcante
Cavalcante, Dayene Aparecida Costa
Edlany Tavares Sousa
Sousa, Edlany Tavares
Gabriella Braga Gomes
Gomes, Gabriella Braga
Khadija Maciel Gonçalves
Gonçalves, Khadija Maciel
Maria Dos Santos Farias
Farias, Maria dos Santos
30/10/2023
68-89
4
ENSINO DE FILOSOFIA: CONCEITOS, TRAJETÓRIAS, CAMINHOS E POSSIBILIDADES
O foco do presente estudo é a transição do método tradicional de ensino para a utilização de metodologias ativas pela qual a educação, de um modo geral, no mundo inteiro está passando. Neste novo método, o estudante é considerado o principal agente na construção do seu conhecimento. O objetivo desta texto é expor as teorias da aprendizagem e abordar as metodologias ativas na educação, com foco nas que podem ser usadas no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em três escolas diferentes da cidade de Cajazeiras, estado da Paraíba, através de uma pesquisa bibliográfica que envolveu a análise de diferentes textos científicos, livros e sites de diversos autores. O método utilizado nesta pesquisa foi a análise de conteúdo dos textos selecionados. A partir da pesquisa, foram selecionadas uma série de metodologias ativas para o ensino da disciplina de Filosofia que podem ser utilizadas como alternativa à dinâmica tradicional das salas de aula. Os resultados desta pesquisa mostraram que as metodologias ativas podem ser eficazes no Ensino Médio, proporcionando uma aprendizagem mais significativa, participativa e engajada, uma vez que podem proporcionar que os alunos se sintam mais motivados a aprender e desenvolver as habilidades de pensamento crítico e trabalho em equipe. Em conclusão, este texto demonstra a importância da utilização de metodologias ativas no Ensino Médio, favorecendo com que os alunos sejam, de fato, os protagonistas de sua própria aprendizagem. Essas metodologias promovem a participação ativa dos estudantes, estimulam a criatividade e o pensamento crítico e desenvolvem competências essenciais para a sua formação integral.
Educação. Ensino Médio. Metodologias ativas. Filosofia.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.