ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL: A PESQUISA DE SATISFAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE RELACIONAMENTO ENTRE CLIENTES E EMPRESAS.

Code: 200700570
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Título

ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL: A PESQUISA DE SATISFAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE RELACIONAMENTO ENTRE CLIENTES E EMPRESAS.

Autores(as):
  • Patrícia Mara de Souza

    Souza, Patrícia Mara de

  • Ângela C. de Melo

    Melo, Ângela C. de

DOI
10.37885/200700570
Publicado em

19/10/2020

Páginas

218-230

Capítulo

13

Resumo

A satisfação dos clientes é um desafio constante para as organizações, já que falhas no relacionamento com o cliente colocam em risco as relações já estabelecidas e fragiliza as futuras parcerias. Sendo assim, as empresas devem buscar suprir as necessidades de seus clientes, despertando seus desejos e superando suas expectativas. O objetivo deste artigo é verificar como a aplicação de uma pesquisa de satisfação de cliente pode vir a gerar informações importantes para o fortalecimento das relações entre empresa e cliente. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e quantitativa. A coleta de dados foi feita através de questionário aplicado junto a cinquenta clientes de uma empresa de recauchutagem de pneus da cidade de Juiz de Fora – Minas Gerais. Os resultados apontaram que a organização, de uma forma geral, utiliza de maneira adequada suas estratégias de relacionamento com o cliente já que a maioria dos componentes da pesquisa de satisfação foram muito bem avaliados. No entanto, alguns pontos sinalizaram oportunidades de melhorias como o suporte oferecido e o cuidado com as instalações físicas.

Palavras-chave

Satisfação, Relacionamento, Fidelização.

Autor(a) Correspondente
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