“ESTOU APRENDENDO A SER PROFESSOR/PROFESSORA DA EJA”: ANÁLISE DA PRÁTICA DISCURSIVA DE PROFESSORES INICIANTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Code: 201001891
9
7
Título

“ESTOU APRENDENDO A SER PROFESSOR/PROFESSORA DA EJA”: ANÁLISE DA PRÁTICA DISCURSIVA DE PROFESSORES INICIANTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autor(a):
  • Rhafaela Rico Bertolino Beriula

    Beriula, Rhafaela Rico Bertolino

DOI
10.37885/201001891
Publicado em

08/12/2020

Páginas

138-151

Capítulo

9

Resumo

Tendo em vista o espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA), as relações que produz com a sociedade e, os indivíduos que estão ligados a esse ambiente, este trabalho tem como proposta apresentar e analisar o discurso de dois professores que iniciaram, no ano de 2019, atividades educativas em escolas que ofertam a modalidade EJA na cidade de Sinop, norte do estado de Mato Grosso, caracterizada como espaço amazônico brasileiro. O objetivo é compreender, a partir da Análise de Discurso (AD) materialista histórica, o funcionamento do discurso pedagógico enunciado pelos dois professores, através das paráfrases. Para tanto, esta pesquisa de caráter qualitativo, tem a presença de pesquisas bibliográficas – Valdo Barcelos, Sandra F. Leite, Eni P. Orlandi, Michel Pêcheux –, pesquisas documentais e entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores. Este trabalho descende das entrevistas realizadas para a construção da dissertação de mestrado – em andamento – que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Letras, (PPGLetras) ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). A partir dos enunciados dos professores, constata-se que os discursos se relacionam no jogo parafrástico, os efeitos de sentidos encontrados apontam que ser professor da EJA, para os dois entrevistados é algo ‘diferente’. Coloca-se em comparação a EJA e o ensino regular a todo momento, o que resulta no discurso de ‘aprender a ser’ professore/professora com os alunos, para poder propor metodologias possíveis de se trabalhar, em um curto espaço de tempo.

Palavras-chave

Educação de Jovens e Adultos; Professor/Professora; Análise de Discurso.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.