ESTÉTICA DA SUSTENTABILIDADE: O VALOR AMBIENTAL PERCEBIDA ATRAVÉS DOS ASPECTOS VISUAL DO PRODUTO
Thamyres Oliveira Clementino
Clementino, O. Thamyres
Amilton Jose Vieira Arruda
Arruda, Amilton Jose Vieira
01/05/2022
2247-2272
172
O presente artigo expõe uma discussão sobre a estética da sustentabilidade aplicada em produtos industriais como forma de comunicar aos consumidores o valor ambiental agregado. Aborda a percepção do público como recurso para investigar quais e como os aspectos visuais estéticos podem ser adotados para caracterizar produtos ecologicamente corretos, por meio da estética empírica. Nesta perspectiva, apresenta uma breve revisão de literatura, contextualizando a estética do objeto e a atual conjuntura do debate sobre a estética da sustentabilidade em produtos industriais. Por fim, apresenta o resultado de uma revisão sistemática que objetivou levantar trabalhos com foco nos aspectos visuais estéticos associados ao valor ambiental agregado, com a finalidade de expor dados comprovados e aplicáveis no âmbito projetual.
Design de produto, Sustentabilidade, Estética.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.