ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: CONFIGURAÇÃO E REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL EM UM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO
Maria do Carmo de Sousa
Sousa, Maria do Carmo de
Daniana de Costa
Costa, Daniana de
Maria Teresa Zampieri
Zampieri, Maria Teresa
Paulo Cesar Oliveira
Oliveira, Paulo Cesar
31/10/2021
105-127
6
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
O objetivo deste artigo é compartilhar parte de uma investigação, caracterizada como qualitativa e exploratória, sobre os aspectos da configuração e de práticas do Estágio Supervisionado da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, campus São Carlos (SP), desenvolvido na forma de ensino remoto devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Para tanto, são enunciados elementos regimentais, teóricos e metodológicos do Estágio Supervisionado e apresentadas quatro práticas desenvolvidas na disciplina Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica I. Pode-se dizer que, apesar do momento de crise de saúde pública em escala mundial, ocasionada pela Covid-19, a configuração do Estágio Supervisionado foi viável, uma vez que permitiu aos licenciandos o acesso às escolas e o contato com os alunos da Educação Básica, mesmo que via ensino remoto. Constatou-se que essa forma de ensino não representou um desafio apenas para as professores responsáveis pelas disciplinas de Estágio Supervisionado, devido às novas adequações e demandas. O desafio estendeu-se, inclusive, para os estudantes em formação inicial, porque tiveram que buscar e aprender a manusear diferentes recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) com autonomia e criatividade para preparar suas atividades nos momentos assíncronos e para possibilitar aulas que atendessem às necessidades dos alunos das escolas que acolheram os licenciandos na condição de estagiários.
Ensino remoto, pandemia, Covid-19, formação inicial de professores, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.