ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: CONFIGURAÇÃO E REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL EM UM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO

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Título

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: CONFIGURAÇÃO E REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL EM UM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO

Autores(as):
  • Maria do Carmo de Sousa

  • Daniana de Costa

  • Maria Teresa Zampieri

  • Paulo Cesar Oliveira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210805599
    Publicado em

    31/10/2021

    Páginas

    105-127

    Capítulo

    6

    Resumo

    O objetivo deste artigo é compartilhar parte de uma investigação, caracterizada como qualitativa e exploratória, sobre os aspectos da configuração e de práticas do Estágio Supervisionado da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, campus São Carlos (SP), desenvolvido na forma de ensino remoto devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Para tanto, são enunciados elementos regimentais, teóricos e metodológicos do Estágio Supervisionado e apresentadas quatro práticas desenvolvidas na disciplina Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica I. Pode-se dizer que, apesar do momento de crise de saúde pública em escala mundial, ocasionada pela Covid-19, a configuração do Estágio Supervisionado foi viável, uma vez que permitiu aos licenciandos o acesso às escolas e o contato com os alunos da Educação Básica, mesmo que via ensino remoto. Constatou-se que essa forma de ensino não representou um desafio apenas para as professores responsáveis pelas disciplinas de Estágio Supervisionado, devido às novas adequações e demandas. O desafio estendeu-se, inclusive, para os estudantes em formação inicial, porque tiveram que buscar e aprender a manusear diferentes recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) com autonomia e criatividade para preparar suas atividades nos momentos assíncronos e para possibilitar aulas que atendessem às necessidades dos alunos das escolas que acolheram os licenciandos na condição de estagiários.

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    Palavras-chave

    Ensino remoto, pandemia, Covid-19, formação inicial de professores, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

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