ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Paulo Henrique Vieira de Macedo
Macedo, Paulo Henrique Vieira de
Maria Beatriz Pereira da Silva
Silva, Maria Beatriz Pereira da
Gioconda Soares de Araújo Silva
Silva, Gioconda Soares de Araújo
Luiz Paulo Brito Rocha
Rocha, Luiz Paulo Brito
08/12/2020
211-224
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O presente estudo teve como objetivo relatar as experiências vivenciadas no estágio supervisionado em tempos de pandemia numa pré-escola pública no município de Bacabal-MA. Essa experiência perpassa o estudo de caso, que contou com uma pesquisa bibliográfica para validação dos conhecimentos detectados durante as percepções em campo. As principais informações obtidas desse estudo foram: que as crianças estão sendo atendidas por um ensino remoto ora com participação de momentos online através de aplicativos de comunicação instantânea, como o WhatsApp®, e conferências de vídeo através do Google Meet, caracterizando-se um ensino híbrido; ora em momentos off-line com a confecção e reprodução de atividades para que os responsáveis possam receber na escola. O retorno dessas atividades acontece por meio da comunicação nos grupos de WhatsApp estabelecida entre as professores, crianças e responsáveis. Aliado a isso, a equipe escolar faz rodízio de fluxo para evitar aglomeração, além de demonstrarem empatia e esforço para motivação das crianças e responsáveis nesse momento tão sensível de isolamento social. Por fim, percebe-se que a pandemia e toda mudança de comportamento atrelada direta e indiretamente promoveu mudanças radicais em todas as esferas que envolvem o ser humano. Diante disso, é salutar destacar que o momento atual precisa de pessoas capazes de movimentar a sociedade a fim de quebrar barreiras para valorizar as crianças como futuro da humanidade, direcionando um olhar altruísta, de cuidado e preservação do maior tesouro que os seres humanos possuem, as crianças e sua infância.
Estágio Supervisionado. Pandemia. Crianças
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