ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA

Code: 210805955
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Título

ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA

Autores(as):
  • Leonardo Augusto Couto Finelli

    Finelli, Leonardo Augusto Couto

  • Admilson Eustáquio Prates

    Prates, Admilson Eustáquio

DOI
10.37885/210805955
Publicado em

01/10/2021

Páginas

12-26

Capítulo

1

Resumo

A presente reflexão contempla a apresentação de algumas experiências exitosas em tempos de educação híbrida. Objetivo: apresentar similaridades e diferenças na realização do Estágio Curricular Supervisionado em instituições distintas. Método: a produção se deu a partir das reflexões de experiências de docência e de supervisão de estágio em nossas respectivas instituições. Tais são frutos dos relatos de acadêmicos (estagiários); professores (regentes); gestores escolares; alunos e pais, que foram agrupados para a presente reflexão. Resultados: verificou-se que houveram diversas alterações na forma de se organizar o processo de ensino aprendizagem, em especial com relação ao desenvolvimento de habilidades para o uso do ensino híbrido. As experiências relatadas indicaram também diversas dificuldades vivenciadas no novo cenário, tais como: medidas paliativas para manter o distanciamento social; carência de equipamentos e recursos para o ensino híbrido; carências econômicas e sociais de alunos; carência de recursos econômicos para a impressão do material do PET, entre outros. Conclusão: entendeu-se que o processo educacional continua a ser reorganizado, e que apresenta avanços, apesar das limitações verificadas, o que gera expectativas favoráveis quanto as mudanças realizadas.

Palavras-chave

Estágio Curricular Supervisionado, Educação Híbrida, Formação de professores, Teoria e Prática Pedagógica.

Autor(a) Correspondente
Licença

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