ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DESENVOLVIDAS POR UM GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO CTS

Code: 210304008
15
9
Título

ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DESENVOLVIDAS POR UM GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO CTS

Autores(as):
  • Ricardo Pereira Sepini

    Sepini, Ricardo Pereira

  • Everton Joventino da Silva

    Silva, Everton Joventino da

  • Maria Delourdes Maciel

    Maciel, Maria Delourdes

  • Sonia Aparecida Cabral

    Cabral, Sonia Aparecida

DOI
10.37885/210304008
Publicado em

02/05/2021

Páginas

13-28

Capítulo

1

Resumo

As propostas atuais de ensino de Ciências têm contemplado as discussões acerca de aspectos da Ciência, Tecnologia e Sociedade. Neste sentido as contribuições do Movimento CTS, em especial a Educação CTS visão alcançar a interdisciplinaridade na educação científica, o engajamento dos estudantes e pesquisadores no exame de questões relacionadas ao mundo, do ponto de vista científico-crítico e a formação do pensamento crítico do cidadão. Neste contexto, grupos de pesquisa em Educação CTS, como o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ciência, Tecnologia e Sociedade (NIEPCTS), desde a sua criação em 2006 pela profa. Profa. Maria Delourdes Maciel, tem assumido essa proposta a partir da participação e das contribuições de seus pesquisadores pesquisas nacionais e internacionais. Esta pesquisa teve como identificar aspectos das produções acadêmicas desenvolvidas pelo NIEPCTS, no período de 2011 a 2021. No desenvolvimento deste estudo optamos por um pesquisa documental do tipo Estado do conhecimento e do emprego da Análise de Conteúdo como instrumento para a análise dos dados coletados. Selecionamos a produção acadêmica (dissertações e teses) dos egressos do grupo de pesquisa, defendidas no período de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2021. Os resultados obtidos revelam aspectos da natureza da produções acadêmicas, as principais metodologias empregadas e os focos temáticos das pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores do NIEPCTS.

Palavras-chave

Ensino de Ciências, Educação CTS, Grupo de pesquisa, Produção acadêmica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.