ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DESENVOLVIDAS POR UM GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO CTS
Ricardo Pereira Sepini
Sepini, Ricardo Pereira
Everton Joventino da Silva
Silva, Everton Joventino da
Maria Delourdes Maciel
Maciel, Maria Delourdes
Sonia Aparecida Cabral
Cabral, Sonia Aparecida
02/05/2021
13-28
1
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR
As propostas atuais de ensino de Ciências têm contemplado as discussões acerca de aspectos da Ciência, Tecnologia e Sociedade. Neste sentido as contribuições do Movimento CTS, em especial a Educação CTS visão alcançar a interdisciplinaridade na educação científica, o engajamento dos estudantes e pesquisadores no exame de questões relacionadas ao mundo, do ponto de vista científico-crítico e a formação do pensamento crítico do cidadão. Neste contexto, grupos de pesquisa em Educação CTS, como o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ciência, Tecnologia e Sociedade (NIEPCTS), desde a sua criação em 2006 pela profa. Profa. Maria Delourdes Maciel, tem assumido essa proposta a partir da participação e das contribuições de seus pesquisadores pesquisas nacionais e internacionais. Esta pesquisa teve como identificar aspectos das produções acadêmicas desenvolvidas pelo NIEPCTS, no período de 2011 a 2021. No desenvolvimento deste estudo optamos por um pesquisa documental do tipo Estado do conhecimento e do emprego da Análise de Conteúdo como instrumento para a análise dos dados coletados. Selecionamos a produção acadêmica (dissertações e teses) dos egressos do grupo de pesquisa, defendidas no período de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2021. Os resultados obtidos revelam aspectos da natureza da produções acadêmicas, as principais metodologias empregadas e os focos temáticos das pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores do NIEPCTS.
Ensino de Ciências, Educação CTS, Grupo de pesquisa, Produção acadêmica.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.