ESTABELECIMENTO DE METAS PARA A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS: EFEITOS DA DIFICULDADE DA META

Code: 201102304
13
2
Título

ESTABELECIMENTO DE METAS PARA A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS: EFEITOS DA DIFICULDADE DA META

Autores(as):
  • Marlon Ribeiro Sebage

    Sebage, Marlon Ribeiro

  • Rodolfo Novellino Benda

    Benda, Rodolfo Novellino

  • Arthur Andrade Araújo

    Araújo, Arthur Andrade

  • Larissa Redig de Lima

    Lima, Larissa Redig de

  • Matheus Martino Rocha

    Rocha, Matheus Martino

  • Paloma Ortigas Reis

    Reis, Paloma Ortigas

  • Thábata Viviane Brandão Gomes

    Gomes, Thábata Viviane Brandão

DOI
10.37885/201102304
Publicado em

14/01/2021

Páginas

207-221

Capítulo

15

Resumo

Estabelecer metas no processo de aprendizagem motora é uma estratégia motivacional que parece ativar a atenção do aprendiz em suas ações. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito de diferentes níveis de dificuldade da meta na aprendizagem de uma habilidade motora. Vinte universitários voluntários (20,8 + 3,4 anos) foram divididos em dois grupos experimentais: meta estabelecida com acréscimo de desempenho em 10% (G10%) e meta estabelecida com acréscimo de desempenho em 30% (G30%) na tarefa de arremesso de beanbags ao alvo. O experimento constou de pré-teste, fase de aquisição, pós-teste e teste de retenção. O pré-teste foi composto por 10 tentativas de prática. A partir do desempenho no pré-teste, foi definida a meta a ser alcançada na fase de aquisição. Após um intervalo de 10 minutos foi realizado o pós-teste, e após 24 horas, o teste de retenção. Os participantes não tiveram a visão do alvo, mas receberam conhecimento de resultados na fase de aquisição. Os resultados indicaram desempenho semelhante entre os grupos na fase de aquisição nas medidas de precisão e de variabilidade. Nos três testes, não houve diferenças para a medida de variabilidade. Na medida de precisão, observou-se que o G30% foi o único grupo que demonstrou melhoria do desempenho no pós-teste em relação ao pré-teste e a manutenção do desempenho superior no teste de retenção, isto é, apenas o G30% aprendeu a tarefa. Assim, concluiu-se que a meta mais difícil favoreceu a aprendizagem, o que indica a sua superioridade em relação a metas mais fáceis.

Palavras-chave

Aprendizagem Motora; Habilidade Motora; Metas

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.