ESTABELECIMENTO DE METAS PARA A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS: EFEITOS DA DIFICULDADE DA META
Marlon Ribeiro Sebage
Sebage, Marlon Ribeiro
Rodolfo Novellino Benda
Benda, Rodolfo Novellino
Arthur Andrade Araújo
Araújo, Arthur Andrade
Larissa Redig de Lima
Lima, Larissa Redig de
Matheus Martino Rocha
Rocha, Matheus Martino
Paloma Ortigas Reis
Reis, Paloma Ortigas
Thábata Viviane Brandão Gomes
Gomes, Thábata Viviane Brandão
14/01/2021
207-221
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Estabelecer metas no processo de aprendizagem motora é uma estratégia motivacional que parece ativar a atenção do aprendiz em suas ações. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito de diferentes níveis de dificuldade da meta na aprendizagem de uma habilidade motora. Vinte universitários voluntários (20,8 + 3,4 anos) foram divididos em dois grupos experimentais: meta estabelecida com acréscimo de desempenho em 10% (G10%) e meta estabelecida com acréscimo de desempenho em 30% (G30%) na tarefa de arremesso de beanbags ao alvo. O experimento constou de pré-teste, fase de aquisição, pós-teste e teste de retenção. O pré-teste foi composto por 10 tentativas de prática. A partir do desempenho no pré-teste, foi definida a meta a ser alcançada na fase de aquisição. Após um intervalo de 10 minutos foi realizado o pós-teste, e após 24 horas, o teste de retenção. Os participantes não tiveram a visão do alvo, mas receberam conhecimento de resultados na fase de aquisição. Os resultados indicaram desempenho semelhante entre os grupos na fase de aquisição nas medidas de precisão e de variabilidade. Nos três testes, não houve diferenças para a medida de variabilidade. Na medida de precisão, observou-se que o G30% foi o único grupo que demonstrou melhoria do desempenho no pós-teste em relação ao pré-teste e a manutenção do desempenho superior no teste de retenção, isto é, apenas o G30% aprendeu a tarefa. Assim, concluiu-se que a meta mais difícil favoreceu a aprendizagem, o que indica a sua superioridade em relação a metas mais fáceis.
Aprendizagem Motora; Habilidade Motora; Metas
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