ESTABELECIMENTO DE METAS PARA A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS: EFEITOS DA DIFICULDADE DA META

Code: 201102304
Downloads
13
Views
18
Compartilhe
Título

ESTABELECIMENTO DE METAS PARA A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS: EFEITOS DA DIFICULDADE DA META

Autores(as):
  • Marlon Ribeiro Sebage

  • Rodolfo Novellino Benda

  • Arthur Andrade Araújo

  • Larissa Redig de Lima

  • Matheus Martino Rocha

  • Paloma Ortigas Reis

  • Thábata Viviane Brandão Gomes

DOI
  • DOI
  • 10.37885/201102304
    Publicado em

    14/01/2021

    Páginas

    207-221

    Capítulo

    15

    Resumo

    Estabelecer metas no processo de aprendizagem motora é uma estratégia motivacional que parece ativar a atenção do aprendiz em suas ações. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito de diferentes níveis de dificuldade da meta na aprendizagem de uma habilidade motora. Vinte universitários voluntários (20,8 + 3,4 anos) foram divididos em dois grupos experimentais: meta estabelecida com acréscimo de desempenho em 10% (G10%) e meta estabelecida com acréscimo de desempenho em 30% (G30%) na tarefa de arremesso de beanbags ao alvo. O experimento constou de pré-teste, fase de aquisição, pós-teste e teste de retenção. O pré-teste foi composto por 10 tentativas de prática. A partir do desempenho no pré-teste, foi definida a meta a ser alcançada na fase de aquisição. Após um intervalo de 10 minutos foi realizado o pós-teste, e após 24 horas, o teste de retenção. Os participantes não tiveram a visão do alvo, mas receberam conhecimento de resultados na fase de aquisição. Os resultados indicaram desempenho semelhante entre os grupos na fase de aquisição nas medidas de precisão e de variabilidade. Nos três testes, não houve diferenças para a medida de variabilidade. Na medida de precisão, observou-se que o G30% foi o único grupo que demonstrou melhoria do desempenho no pós-teste em relação ao pré-teste e a manutenção do desempenho superior no teste de retenção, isto é, apenas o G30% aprendeu a tarefa. Assim, concluiu-se que a meta mais difícil favoreceu a aprendizagem, o que indica a sua superioridade em relação a metas mais fáceis.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Aprendizagem Motora; Habilidade Motora; Metas

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar