ESPORTE E LAZER NO PICO DO IBITURUNA/MG: INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
Liege Coutinho Goulart Dornellas
Dornellas, Liege Coutinho Goulart
Fernanda Freitas Rezende
Rezende, Fernanda Freitas
Clara Mockdece Neves
Neves, Clara Mockdece
Sarah Teixeira Soutto Mayor
Soutto Mayor, Sarah Teixeira
10/02/2022
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EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS INTERFACES: LAZER, AVENTURA E MEIO AMBIENTE
Contextualização: O esporte e o lazer na natureza, com suas características específicas e abrangentes ao mesmo tempo, estão diretamente associados às questões que envolvem a natureza e as ações de sustentabilidade, uma vez que é nesse meio ambiente que as práticas corporais são possíveis. Objetivo: Produzir reflexões sobre as práticas corporais de aventura na região do Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna, localizado em Governador Valadares/MG. Método: O presente texto é caracterizado como um ensaio teórico a partir de uma análise documental e revisão de literatura. Resultados: Um total de 3 artigos científicos e 26 matérias foram analisados. Os dados foram discutidos em cinco categorias: “Governador Valadares e o Pico da Ibituruna”; “Pico da Ibituruna enquanto território de práticas corporais de aventura”, “ Turismo de aventura adaptado”, “As demais práticas corporais e o Pico da Ibituruna” e “O lugar da Educação Ambiental: algumas considerações iniciais”. Conclusão: Podemos inferir que a imagem de cidade “Capital do voo livre” reverberou nas fontes publicadas, mas que a cidade tem potencial para oferecer à população local desde o acesso, informação sobre outras práticas de aventura, quanto às medidas de sustentabilidade do patrimônio tombado, uma vez que a sensação de pertencimento pode impulsionar o ser humano a respeitar mais a cada dia, sem perder a noção de inclusão de todos.
Ecoturismo, Prática corporal de aventura, Educação ambiental.
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