ESPECIFICIDADES PARA A FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 230312350
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Título

ESPECIFICIDADES PARA A FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Mariana Zácari Dolce Dolce

    Dolce, Mariana Zácari Dolce

  • Geuciane Felipe Guerim Fernandes

    Fernandes, Geuciane Felipe Guerim Guerim

DOI
10.37885/230312350
Publicado em

31/03/2023

Páginas

49-58

Capítulo

4

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar práticas de leitura e contação de histórias presentes na Educação Infantil. As motivações que encaminharam o interesse pela temática, surge da necessidade de pensar possibilidades para que a leitura se torne algo prazeroso, contribuindo para a formação leitora desde a infância. Neste sentido, questiona-se: Quais práticas de leitura e contação de histórias são propostas na Educação Infantil para a formação do pequeno leitor? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão sistemática, realizada a partir de trabalhos encontrados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Plataforma Scientific Eletronic Library Online (SciELO), no período de 2013 a 2020. Foram selecionados artigos que abordassem práticas e estratégias de leitura para a Educação Infantil. Os resultados encontrados demonstram que existem muitas práticas de contação e estratégias de leitura que podem ser desenvolvidas com as crianças desde pequenas.

Palavras-chave

Estratégias de leitura, Formação leitora, Leitura, Educação infantil.

Autor(a) Correspondente
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