ESPECIFICIDADES PARA A FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Mariana Zácari Dolce Dolce
Dolce, Mariana Zácari Dolce
Geuciane Felipe Guerim Fernandes
Fernandes, Geuciane Felipe Guerim Guerim
31/03/2023
49-58
4
O presente artigo teve como objetivo analisar práticas de leitura e contação de histórias presentes na Educação Infantil. As motivações que encaminharam o interesse pela temática, surge da necessidade de pensar possibilidades para que a leitura se torne algo prazeroso, contribuindo para a formação leitora desde a infância. Neste sentido, questiona-se: Quais práticas de leitura e contação de histórias são propostas na Educação Infantil para a formação do pequeno leitor? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão sistemática, realizada a partir de trabalhos encontrados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Plataforma Scientific Eletronic Library Online (SciELO), no período de 2013 a 2020. Foram selecionados artigos que abordassem práticas e estratégias de leitura para a Educação Infantil. Os resultados encontrados demonstram que existem muitas práticas de contação e estratégias de leitura que podem ser desenvolvidas com as crianças desde pequenas.
Estratégias de leitura, Formação leitora, Leitura, Educação infantil.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.