ESPÉCIES ESTRUTURANTES NA RESTAURAÇÃO FLORESTAL DE ÁREAS MINERADAS

Code: 220308271
10
5
Título

ESPÉCIES ESTRUTURANTES NA RESTAURAÇÃO FLORESTAL DE ÁREAS MINERADAS

Autores(as):
  • Rafael Paiva Salomão

    Salomão, Rafael Paiva

  • André Luis Ferreira Hage

    Hage, A. L. F.

  • Silvio Brienza Junior

    Brienza Junior, S.

  • Gabriel Negreiros Salomão

    Salomão, G. N.

  • Vitor Hugo Freitas Gomes

    Gomes, V. H. F.

DOI
10.37885/220308271
Publicado em

01/05/2022

Páginas

130-139

Capítulo

9

Resumo

A restauração florestal, após a lavra do minério, abrange vários pressupostos; dentre esses, destacam-se a necessidade de o ecossistema restaurado conter um conjunto de espécies estruturantes (espécies-chave) que ocorre no ecossistema de referência (floresta original), e desta forma, proporcionar uma estrutura apropriada de comunidade, além de ser constituído do maior número possível de espécies nativas. O conceito de espécie estruturante envolve duas características essenciais que se espera daquelas espécies que serão selecionadas: refletir uma distribuição diamétrica dos seus indivíduos semelhante àquela da floresta original e, apresentar uma composição florística, traduzida pelas principais famílias e associações de gêneros, análoga àquela observada na florestal original.

Palavras-chave

Especie estruturante; análise multivariada, restauração florestal, monitoramento vegetação, áreas degradadas, mineração, Amazônia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.