ESPAÇO VIRTUAL, GEOCOLABORAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL: USO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO MAPEAMENTO DO ECOSSISTEMA XR NO BRASIL.
Ines Maria Silva Maciel
Maciel, Ines Maria Silva
Beatriz Costa Da Silva
Silva, Beatriz Costa da
Rodrigo Airton Da Silva Maciel
Maciel, Rodrigo Airton da Silva
30/08/2022
55-73
4
CONSUMIDOR: COMPORTAMENTO, SIMBOLISMO, EXPERIÊNCIAS, TENDÊNCIAS E CONSUMO
Quando o COVID-19 se abateu sobre o mundo, criou uma crise de saúde pública mundial e a obrigatoriedade do isolamento social. Esse fato impactou diretamente a economia, a educação, modelos de negócios, além das mais variadas práticas da vida social. Na área de pesquisa e desenvolvimento, muitas estratégias de coleta de dados que exigiam o contato pessoal, como entrevistas e grupos de foco, tiveram que ser revistas, principalmente no campo das Ciências Sociais. Deste modo, o presente artigo visa propor uma reflexão sobre as redes sociais e o conceito de espaço virtual a partir da experiência do uso das mídias sociais como ferramenta de comunicação digital no “Mapeamento do Ecossistema XR no Brasil”, entendendo que esse relato pode contribuir para o desenvolvimento de metodologias específicas que explorem as mídias sociais nas práticas acadêmicas de pesquisa.
Mídias sociais, Mapeamento, Espaço virtual, Geocolaboração, Ecossistema XR.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.