ESPAÇO ESTIMULAR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Code: 200400144
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Título

ESPAÇO ESTIMULAR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Autores(as):
  • Gabriel Henrique Da Silva Honório

    Honório, G. H. S.

  • Maria Adelaide Pessini

    Pessini, M. A.

DOI
10.37885/200400144
Publicado em

15/06/2020

Páginas

117-124

Capítulo

16

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência realizado como atividade obrigatória de estágio para a formação em Psicologia da UNIPAR, Universidade Paranaense e responde à proposta do Projeto “Espaço Estimular: inteligências múltiplas em alunos da educação especial com deficiência intelectual (D.I.)”. As atividades interventivas do estágio foram realizadas ao longo de oito meses do ano de dois mil e dezoito, junto a alunos com deficiência intelectual matriculados no ensino fundamental na modalidade de educação especial na Escola Municipal Drummond de Andrade, respondendo a demanda dialogada com os profissionais do estabelecimento, surgiu então a necessidade de um trabalho do psicólogo escolar/educacional cujo objetivo foi proporcionar aos alunados um espaço que vise a estimulação das Inteligências Múltiplas. Por meio de métodos propostos por Gardner (2002) e Antunes (2014) através de jogos organizados por planos de ação, produziu-se um espaço que proporcionou ações psicoeducacionais para o desenvolvimento de habilidades. Observou-se, no decorrer do processo a identificação de facilidades e dificuldades em relação as habilidades nas Inteligências Múltiplas, o que faz supor que as intervenções contribuíram para as necessidades específicas diferenciada ao processo educacional e a articulação de saberes plurais às diferenças individuais dos alunos, de tal forma a auxiliar na emancipação, pensamento crítico e na coprodução dos alunados.

Palavras-chave

psicologia, escolar/educacional, inteligências, múltiplas, deficiência, intelectual

Autor(a) Correspondente
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