ESCRITA COLABORATIVA E TECNOLOGIA: DESEMPENHO DE UNIVERSITÁRIOS PARA A CONFIGURAÇÃO DE PAPÉIS DOS ESCREVENTES

Code: 220207943
Downloads
9
Views
86
Compartilhe
Título

ESCRITA COLABORATIVA E TECNOLOGIA: DESEMPENHO DE UNIVERSITÁRIOS PARA A CONFIGURAÇÃO DE PAPÉIS DOS ESCREVENTES

Autores(as):
  • João Pedro Buzinello Michelato

  • Eliana Maria Severino Donaio Ruiz

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220207943
    Publicado em

    01/04/2022

    Páginas

    51-65

    Capítulo

    4

    Resumo

    Como produto final de Iniciação Científica, este trabalho, vinculado ao projeto de pesquisa TDIC-ENALP – Tecnologias Digitais no Ensino-Aprendizagem de Língua portuguesa, apreende que, dada a mudança de paradigmas vivenciada pela sociedade pós-moderna na era digital, torna-se pertinente investigar as formas de comunicação em contexto educacional. Especificamente no tocante ao ensino-aprendizagem da língua, emergem como de interesse pesquisas que focalizem o trabalho colaborativo de produção escrita realizado via ferramentas digitais, como é o caso da rede social WhatsApp. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar quantiqualitativamente a configuração de papéis colaborativos desempenhados por estudantes de Letras, aprendizes de escrita em contexto de formação de professores, quando empenhados em tarefas de produção textual colaborativa apoiada por recursos tecnológicos. Analisou-se como os alunos traçam sua participação na interação, a alternância de suas funções escreventes e seu impacto no rendimento escolar. Com a análise de transcrições das conversas de WhatsApp dos estudantes, concluiu-se que os papéis se manifestaram com tendência teleológica, mesclando indícios de natureza colaborativa e cooperativa. Contribui-se, assim, com o fornecimento de subsídios para futuras práticas pedagógicas no ensino superior.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Escrita colaborativa, Papéis dos escreventes, Tecnologia digital.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar