ESCRITA COLABORATIVA E TECNOLOGIA: DESEMPENHO DE UNIVERSITÁRIOS PARA A CONFIGURAÇÃO DE PAPÉIS DOS ESCREVENTES

Code: 220207943
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Título

ESCRITA COLABORATIVA E TECNOLOGIA: DESEMPENHO DE UNIVERSITÁRIOS PARA A CONFIGURAÇÃO DE PAPÉIS DOS ESCREVENTES

Autores(as):
  • João Pedro Buzinello Michelato

    Michelato, J. P. B.

  • Eliana Maria Severino Donaio Ruiz

    Ruiz, E.M.S.D

DOI
10.37885/220207943
Publicado em

01/04/2022

Páginas

51-65

Capítulo

4

Resumo

Como produto final de Iniciação Científica, este trabalho, vinculado ao projeto de pesquisa TDIC-ENALP – Tecnologias Digitais no Ensino-Aprendizagem de Língua portuguesa, apreende que, dada a mudança de paradigmas vivenciada pela sociedade pós-moderna na era digital, torna-se pertinente investigar as formas de comunicação em contexto educacional. Especificamente no tocante ao ensino-aprendizagem da língua, emergem como de interesse pesquisas que focalizem o trabalho colaborativo de produção escrita realizado via ferramentas digitais, como é o caso da rede social WhatsApp. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar quantiqualitativamente a configuração de papéis colaborativos desempenhados por estudantes de Letras, aprendizes de escrita em contexto de formação de professores, quando empenhados em tarefas de produção textual colaborativa apoiada por recursos tecnológicos. Analisou-se como os alunos traçam sua participação na interação, a alternância de suas funções escreventes e seu impacto no rendimento escolar. Com a análise de transcrições das conversas de WhatsApp dos estudantes, concluiu-se que os papéis se manifestaram com tendência teleológica, mesclando indícios de natureza colaborativa e cooperativa. Contribui-se, assim, com o fornecimento de subsídios para futuras práticas pedagógicas no ensino superior.

Palavras-chave

Escrita colaborativa, Papéis dos escreventes, Tecnologia digital.

Autor(a) Correspondente
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