ESCOLARIZAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO: PROMOÇÃO DE DESENVOLVIMENTO NO ESPAÇO SOCIOEDUCATIVO PARA O PROJETO DE VIDA DOS ADOLESCENTES

Code: 200500265
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Título

ESCOLARIZAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO: PROMOÇÃO DE DESENVOLVIMENTO NO ESPAÇO SOCIOEDUCATIVO PARA O PROJETO DE VIDA DOS ADOLESCENTES

Autor(a):
  • Nilcea Moreno Silva

DOI
  • DOI
  • 10.37885/200500265
    Publicado em

    15/06/2020

    Páginas

    102-119

    Capítulo

    13

    Resumo

    O objetivo deste artigo é de investigar o espaço da escolarização no sistema socioeducativo como promoção de desenvolvimento para o projeto de vida dos adolescentes pós-medida. Como prática promotora do desenvolvimento, a educação é, também, uma experiência social, em que o indivíduo aprende a descobrir-se a si mesmo, a desenvolver relações com os outros, a adquirir bases no campo do conhecimento e do saber-fazer. As indagações de pesquisa neste estudo foram: como o professor atua na escola para a promoção do estudante no sistema socioeducativo? Quais são os desafios e as possibilidades da prática docente no sistema socioeducativo? Como o professor planeja favorecer a recomposição da carreira de escolarização dos adolescentes? Para responder a esses questionamentos, foi realizado estudo de caso na pesquisa de Mestrado em uma escola de Unidade Socioeducativa de Internação de Salvador (BA), por meio de roteiro semiestruturado de perguntas. Os dados da análise da conversação das entrevistas semiestruturadas, das observações do diário de campo e da narrativa dos sujeitos, momento em que observamos de que forma os professores posicionam-se na sua prática pedagógica com estudantes que cumprem medidas socioeducativas. Os desafios encontrados apresentaram-se na falta de interação entre o trabalho pedagógico realizado na unidade socioeducativa e na escola. Uma das conquistas é a utilização de materiais pedagógicos que reproduzem a liberdade de expressão dos estudantes, e as perspectivas são de que o diálogo promova a autonomia, a responsabilidade, a autoestima e a criatividade do adolescente, na relação com o acervo cultural e de conhecimento social acumulados. Destacamos o caminho trilhado para novos estudos, possíveis contribuições em cursos de formação para os profissionais do sistema socioeducativo, que se configura como a oportunidade de refletir sobre o caráter educativo e compreender o importante papel destes no desenvolvimento do adolescente que cumpre medidas socioeducativas.

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    Palavras-chave

    adolescentes, psicologia, histórico-cultural, espaço, educativo, e, escolarização, projeto, de, vida, socioeducação

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