ESCOLARIZAÇÃO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA ESTUDANTE SURDA EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL

Code: 210805906
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Título

ESCOLARIZAÇÃO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA ESTUDANTE SURDA EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL

Autores(as):
  • Rosení Santos Araujo Gomes

    Gomes, Rosení Santos Araujo

  • Michelle Santos Silva

    Silva, Michelle Santos

  • Maria José Santos Rabelo

    Rabelo, Maria José Santos

DOI
10.37885/210805906
Publicado em

01/12/2021

Páginas

72-81

Capítulo

6

Resumo

A pesquisa sobre escolarização e o processo de aprendizagem de uma estudante surda em escola de Ensino Médio da rede pública estadual objetivou analisar o processo de aprendizagem de uma estudante surda inclusa na escola pública estadual de Ensino Médio. A abordagem utilizada foi a qualitativa. O método utilizado consistiu no histórico dialético, uma vez que este parte do princípio de que as atuais formas de vida social, as instituições e os costumes têm origem no passado, por isso é importante pesquisar suas raízes para compreender sua natureza e função. Como procedimentos foram utilizadas as técnicas de observação sistemática, entrevista semiestruturada com a estudante surda e questionários com a gestora e os professores. Com a análise e interpretação dos dados conclui-se que a escola, campo da pesquisa, constituiu um espaço inclusivo porque desenvolve ações para que a estudante surda estivesse inserida em todas as atividades realizadas pela instituição, contudo, quando os facilitadores do processo educacional desconhecem as ações que devem ser realizadas para inserir a estudante no âmbito escolar, assim como a falta de metodologias que oportunizem uma educação com equidade, isso constitui um entrave para a inclusão. Nessa perspectiva, inferimos que os dados obtidos respondem aos objetivos propostos quanto à análise do processo, mas foi possível perceber que ainda precisavam de ações inclusivas para favorecer a aprendizagem da estudante que participou desta pesquisa.

Palavras-chave

Aprendizagem, Surdez, Inclusão.

Autor(a) Correspondente
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