ESCOLARIZAÇÃO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA ESTUDANTE SURDA EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL

Code: 210805906
Downloads
2
Views
60
Compartilhe
Título

ESCOLARIZAÇÃO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA ESTUDANTE SURDA EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL

Autores(as):
  • Rosení Santos Araujo Gomes

  • Michelle Santos Silva

  • Maria José Santos Rabelo

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210805906
    Publicado em

    01/12/2021

    Páginas

    72-81

    Capítulo

    6

    Resumo

    A pesquisa sobre escolarização e o processo de aprendizagem de uma estudante surda em escola de Ensino Médio da rede pública estadual objetivou analisar o processo de aprendizagem de uma estudante surda inclusa na escola pública estadual de Ensino Médio. A abordagem utilizada foi a qualitativa. O método utilizado consistiu no histórico dialético, uma vez que este parte do princípio de que as atuais formas de vida social, as instituições e os costumes têm origem no passado, por isso é importante pesquisar suas raízes para compreender sua natureza e função. Como procedimentos foram utilizadas as técnicas de observação sistemática, entrevista semiestruturada com a estudante surda e questionários com a gestora e os professores. Com a análise e interpretação dos dados conclui-se que a escola, campo da pesquisa, constituiu um espaço inclusivo porque desenvolve ações para que a estudante surda estivesse inserida em todas as atividades realizadas pela instituição, contudo, quando os facilitadores do processo educacional desconhecem as ações que devem ser realizadas para inserir a estudante no âmbito escolar, assim como a falta de metodologias que oportunizem uma educação com equidade, isso constitui um entrave para a inclusão. Nessa perspectiva, inferimos que os dados obtidos respondem aos objetivos propostos quanto à análise do processo, mas foi possível perceber que ainda precisavam de ações inclusivas para favorecer a aprendizagem da estudante que participou desta pesquisa.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Aprendizagem, Surdez, Inclusão.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar