ESCOLARIZAÇÃO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA ESTUDANTE SURDA EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL
Rosení Santos Araujo Gomes
Gomes, Rosení Santos Araujo
Michelle Santos Silva
Silva, Michelle Santos
Maria José Santos Rabelo
Rabelo, Maria José Santos
01/12/2021
72-81
6
A pesquisa sobre escolarização e o processo de aprendizagem de uma estudante surda em escola de Ensino Médio da rede pública estadual objetivou analisar o processo de aprendizagem de uma estudante surda inclusa na escola pública estadual de Ensino Médio. A abordagem utilizada foi a qualitativa. O método utilizado consistiu no histórico dialético, uma vez que este parte do princípio de que as atuais formas de vida social, as instituições e os costumes têm origem no passado, por isso é importante pesquisar suas raízes para compreender sua natureza e função. Como procedimentos foram utilizadas as técnicas de observação sistemática, entrevista semiestruturada com a estudante surda e questionários com a gestora e os professores. Com a análise e interpretação dos dados conclui-se que a escola, campo da pesquisa, constituiu um espaço inclusivo porque desenvolve ações para que a estudante surda estivesse inserida em todas as atividades realizadas pela instituição, contudo, quando os facilitadores do processo educacional desconhecem as ações que devem ser realizadas para inserir a estudante no âmbito escolar, assim como a falta de metodologias que oportunizem uma educação com equidade, isso constitui um entrave para a inclusão. Nessa perspectiva, inferimos que os dados obtidos respondem aos objetivos propostos quanto à análise do processo, mas foi possível perceber que ainda precisavam de ações inclusivas para favorecer a aprendizagem da estudante que participou desta pesquisa.
Aprendizagem, Surdez, Inclusão.
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