ESCOLARIZAÇÃO DE NEGRAS E NEGROS NA AMAZÔNIA ACREANA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Code: 211106679
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Título

ESCOLARIZAÇÃO DE NEGRAS E NEGROS NA AMAZÔNIA ACREANA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores(as):
  • Jorge Fernandes da Silva

    Silva, Jorge Fernandes da

  • Elizabeth Miranda de Lima

    Lima, Elizabeth Miranda de

DOI
10.37885/211106679
Publicado em

26/02/2022

Páginas

158-173

Capítulo

11

Resumo

A presente pesquisa apresenta os resultados de uma revisão bibliográfica sobre a escolarização de negras e negros na Amazônia acreana. Foram utilizados como fonte de pesquisa os dados obtidos no Censo Escolar referente ao ano de 2019 e os dados referentes aos alunos cotistas ingressantes na Universidade Federal do Acre - UFAC, entre os anos 2013 a 2019. As bibliografias foram extraídas de uma dissertações no banco de dados do Programa de Pós-Graduação em Letras, Linguagens e Identidades - PPGLI, da UFAC, acompanhada de outras três dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição. Foi também utilizada uma Tese do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC, da Universidade do Estado da Bahia, além do censo da educação básica do Acre de 2019 e outras informações estatísticas extraídas das bibliografias pesquisadas. Em que pese o enorme histórico de exclusão escolar encontrado nas trajetórias escolares de negras e negros, até o início da primeira década do século XXI, após a implementação das leis de ações afirmativas especialmente com a implementação da Lei 12.711/2012, mais conhecida como lei de cotas raciais ampliaram-se significativamente as oportunidades de acesso da população negra na universidade na região da Amazônia acreana.

Palavras-chave

Escolarização, Acre, Desafios, Negras e negros.

Autor(a) Correspondente
Licença

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