ESCOLA INDÍGENA E SUA DIMENSÃO NA PERSPECTIVA DO TURISMO ÉTNICO, AM-BRASIL
ESCOLA INDÍGENA E SUA DIMENSÃO NA PERSPECTIVA DO TURISMO ÉTNICO, AM-BRASIL
Zilmara Rocha Da Silva
Joelma Monteiro De Carvalho
Danielle Mariam Araujo Santos
30/11/2022
36-51
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Este artigo tem como objetivo analisar como as atividades turísticas dialogam com a educação em uma escola indígena, região metropolitana de Manaus-Amazonas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico com estratégias da netnografia e etnográfica, em período da COVID-19, nos meses de março a dezembro de 2020. A inquietação nasceu em saber como os comunitários realizam as atividades educacionais durante a pandemia e como a tradição cultural se faz presente nas atividades da escola e nas ações aos turistas. Para realizar tal levantamento aplicamos questionário via Google Meet, Whatsapp, Google Forms e registros de fotográficos. A pesquisa buscou identificar, as ações educacionais e turísticas, e de que maneira são realizadas as suas práticas em relação às questões à economia, ao ecológico e à cultura. Atualmente, as escolas da rede pública de ensino realizam atividades mediadas por tecnologias ou por meio de estudos dirigidos para aquelas comunidades sem acesso à internet. Os resultados apontam que o setor do turismo e educação foram os mais atingidos. Além que, não há estudos sobre os impactos da pandemia dentro de contextos educacionais indígenas. Trazemos como propostas a inclusão, de construção coletiva, de um folder informativo para ser usado a partir da crise da saúde no planeta e no Amazonas.
Ler mais...Educação, Comunidade indígena, Amazonas, Covid-19.
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