ESCOLA INDÍGENA E SUA DIMENSÃO NA PERSPECTIVA DO TURISMO ÉTNICO, AM-BRASIL

Code: 221010658
2
0
Título

ESCOLA INDÍGENA E SUA DIMENSÃO NA PERSPECTIVA DO TURISMO ÉTNICO, AM-BRASIL

Autores(as):
  • Zilmara Rocha Da Silva

    Silva, Zilmara Rocha da

  • Joelma Monteiro De Carvalho

    Carvalho, Joelma Monteiro de

  • Danielle Mariam Araujo Santos

    Santos, Danielle Mariam Araujo

DOI
10.37885/221010658
Publicado em

01/12/2022

Páginas

36-51

Capítulo

3

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como as atividades turísticas dialogam com a educação em uma escola indígena, região metropolitana de Manaus-Amazonas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico com estratégias da netnografia e etnográfica, em período da COVID-19, nos meses de março a dezembro de 2020. A inquietação nasceu em saber como os comunitários realizam as atividades educacionais durante a pandemia e como a tradição cultural se faz presente nas atividades da escola e nas ações aos turistas. Para realizar tal levantamento aplicamos questionário via Google Meet, Whatsapp, Google Forms e registros de fotográficos. A pesquisa buscou identificar, as ações educacionais e turísticas, e de que maneira são realizadas as suas práticas em relação às questões à economia, ao ecológico e à cultura. Atualmente, as escolas da rede pública de ensino realizam atividades mediadas por tecnologias ou por meio de estudos dirigidos para aquelas comunidades sem acesso à internet. Os resultados apontam que o setor do turismo e educação foram os mais atingidos. Além que, não há estudos sobre os impactos da pandemia dentro de contextos educacionais indígenas. Trazemos como propostas a inclusão, de construção coletiva, de um folder informativo para ser usado a partir da crise da saúde no planeta e no Amazonas.

Palavras-chave

Educação, Comunidade indígena, Amazonas, Covid-19.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.