ESCOLA E POBREZA: UMA DOLORIDA HISTÓRIA DE EXCLUSÃO E OMISSÃO

Code: 220308276
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Título

ESCOLA E POBREZA: UMA DOLORIDA HISTÓRIA DE EXCLUSÃO E OMISSÃO

Autores(as):
  • Marcelo Vieira Pustilnik

    Pustilnik, Marcelo Vieira

  • Andreia Sampaio

    Sampaio, Andreia

DOI
10.37885/220308276
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1577-1596

Capítulo

126

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Provocados por uma foto da turma de alunos da segunda série tirada em 1981, numa escola municipal de São Paulo, e o resultado nada positivo de cada uma daquelas crianças, 20 anos depois, nos propusemos investigar tal fracasso escolar. Objetivando conhecer como era o ambiente, voltamos àquele cenário entre 2011 e 2012, investigando qual foi a responsabilidade da escola. Localizamos e entrevistamos a professora da turma de 30 anos atrás, um dos aluno e um morador antigo do bairro e que viveu aquela realidade socioeconômica. Como resultado da pesquisa, há fortes indícios que o fracasso, e consequentemente evasão podiam estar associados ao ambiente de pobreza, violência e desestrutura familiar. Entanto, a pesquisa também indica que principalmente estavam ligados à própria escola, quer pela falta de estímulo e suas precárias condições, originadas pela falta de assistência por parte do Poder Público, pela incapacidade da proposta da escola atender crianças naquela realidade.

Palavras-chave

Fracasso escolar, Evasão, Escola pública.

Autor(a) Correspondente
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