ESCOLA DE FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EFDH): DESAFIOS NA FORMULAÇÃO E NA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

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Título

ESCOLA DE FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EFDH): DESAFIOS NA FORMULAÇÃO E NA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Autores(as):
  • Camila Araujo

  • Fernanda Jales

  • Luísa Resende

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230513179
    Publicado em

    30/06/2023

    Páginas

    114-129

    Capítulo

    8

    Resumo

    Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as complexidades presentes na formulação e na implementação da Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH) vem afetando o seu desenho inicial e o alcance de seus objetivos entre os anos de 2014 a 2018. Mediante pesquisa qualitativa, estudo de documentos e realização de entrevistas semiestruturadas, analisou-se o desenho da EFDH e o processo de formulação do mesmo, as ações de formação implementadas nesse período, os resultados alcançados e os desafios e obstáculos enfrentados. Observou-se que a formulação da EFDH foi uma etapa complexa permeada por diversas incertezas quanto ao ambiente de intervenção devido ao grande desafio da Escola de efetivar um projeto sistêmico de educação em direitos humanos no estado de Minas Gerais. Sua implementação também foi um processo complexo em que surgiram desafios e obstáculos. Diante dessas complexidades, a EFDH teve que adaptar seu desenho às necessidades do contexto. Contudo, apesar desses problemas, a EFDH está em pleno funcionamento, conseguiu implementar várias das ações de formação propostas em seu desenho e a Escola se constitui como uma proposta permanente no âmbito da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE).

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    Palavras-chave

    Direitos humanos, Educação em direitos humanos, Ciclo de políticas públicas.

    Licença

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