EPISTEMOLOGIA DE LACEY A PARTIR DE THOMAS KUHN: REFLEXÕES PARA OS ATUAIS DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Code: 230111661
11
0
Título

EPISTEMOLOGIA DE LACEY A PARTIR DE THOMAS KUHN: REFLEXÕES PARA OS ATUAIS DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autor(a):
  • Andiara Pereira Dos Santos Cardoso

    CARDOSO, APS.

DOI
10.37885/230111661
Publicado em

01/03/2023

Páginas

1014-1023

Capítulo

73

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

A filosofia kuhniana tem trazido várias contribuições para o Ensino de Ciências. Hugh Lacey, inspirado em Kuhn, também utiliza os valores para explicar a tecnociência. Com o objetivo de extrair reflexões para os problemas atuais da Educação Científica, utilizo como caminho metodológico um confronto entre eles para responder: quais implicações para educação científica podem advir das ideias de Lacey? Sem a pretensão de esgotar as aproximações e distanciamentos entre ambos, nem as contribuições provenientes desse estudo, mostro algumas reflexões possíveis para a Educação Científica atual e destaco que a obtenção da objetividade científica, por meio da avaliação imparcial, possibilita a defesa de ataques negacionistas da ciência.

Palavras-chave

Thomas Kuhn, Hugh Lacey, Ensino de Ciências.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.