ENTREVISTA COM AGRICULTORES DE HORTAS URBANAS: UMA ATIVIDADE CTS NO ENSINO DE QUÍMICA

Code: 220809685
12
0
Título

ENTREVISTA COM AGRICULTORES DE HORTAS URBANAS: UMA ATIVIDADE CTS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores(as):
  • Raquel Rodrigues Teixeira Benevides

    Benevides, Raquel Rodrigues Teixeira

  • Pedro Miranda Junior

    Miranda Junior, Pedro

DOI
10.37885/220809685
Publicado em

28/10/2022

Páginas

119-132

Capítulo

9

Resumo

Objetivo: Neste trabalho apresentamos a análise de uma atividade (entrevista com agricultores) desenvolvida em uma sequência de ensino investigativa, realizada em uma perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), com alunos da 3ª série do Ensino Médio com o tema “agricultura convencional versus agroecologia”. Portanto, este trabalho tem por objetivo descrever a análise das entrevistas realizadas por estudantes do ensino médio com agricultores, a partir de questões por eles elaboradas que abordam seus interesses, dúvidas, demandas e percepções relacionadas ao tema. Métodos: A pesquisa de cunho qualitativo teve como cenário uma escola estadual do município de Embu das Artes, SP, sendo os participantes desta pesquisa uma turma de 25 alunos da 3ª série do Ensino Médio e a professora de química da turma, a qual é uma das autoras deste trabalho. As entrevistas dos agricultores de hortas urbanas constituíram uma das etapas da sequência de ensino realizada na perspectiva CTS, desenvolvida acerca do tema “agricultura convencional versus agroecologia”. As entrevistas foram analisadas a partir dos pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), que se refere à análise de significados, propondo inferências e interpretações segundo os objetivos, ou realizando descobertas. Resultados: Emergiram da análise das questões categorias que indicam um amplo interesse dos alunos acerca da prática agrícola, assim como a curiosidade sobre os conhecimentos dos agricultores, de suas práticas e os impactos socioambientais da agricultura convencional. Conclusão: Consideramos que a estratégia de ensino – elaboração de entrevistas pelos alunos – contribuiu para o processo de aprendizagem e análise crítica dos estudantes mediante o tema apresentado, promovendo a articulação de elementos CTS. A atividade também promoveu a participação e a interação dos estudantes, sobretudo a habilidade de trabalho em grupo.

Palavras-chave

Ensino por investigação, CTS, Ensino de Química.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.