ENTRELACES ENTRE CULTURA E MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA INDÍGENA TEMBÉ DO ALTO RIO GUAMÁ
Clarissa de Oliveira Pinheiro
Pinheiro, Clarissa de Oliveira
Anna Carolina Silva Pinho
Pinho, Anna Carolina Silva
Eliana Ruth Silva Sousa
Sousa, Eliana Ruth Silva
31/03/2022
143-162
11
EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS
Este texto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Licenciatura Plena em Matemática, em 2017, na qual buscou-se desenvolver uma prática pedagógica intercultural inspiradas nos referenciais da Etnomatemática. Para isto, investigou-se se os conhecimentos matemáticos escolares são relacionados aos saberes da tradição indígena Tembé em sala de aula. Realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, com estruturação metodológica baseada na pesquisa-ação. A pesquisa de campo ocorreu na escola da Aldeia Sede, da Terra Indígena Alto Rio Guamá. Participaram da pesquisa 17 (dezessete) alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e 1 (uma) professora de matemática da escola indígena. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados ficha de observação, questionários e atividade pedagógica. Desta forma, os objetivos previamente traçados foram contemplados, visto que observamos a atenção dos professores com relação aos aspectos da educação intercultural indígena e a contextualização no decorrer de alguns conteúdos matemáticos, identificamos a cultura indígena no ambiente escolar e houve participação satisfatória entre entrevistadores e alunos, havendo contribuição no que se refere à educação escolar indígena.
Educação Escolar Indígena, Tembé, Etnomatemática, Ensino de Matemática.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.