ENTRELACES ENTRE CULTURA E MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA INDÍGENA TEMBÉ DO ALTO RIO GUAMÁ

Code: 220207933
10
23
Título

ENTRELACES ENTRE CULTURA E MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA INDÍGENA TEMBÉ DO ALTO RIO GUAMÁ

Autores(as):
  • Clarissa de Oliveira Pinheiro

    Pinheiro, Clarissa de Oliveira

  • Anna Carolina Silva Pinho

    Pinho, Anna Carolina Silva

  • Eliana Ruth Silva Sousa

    Sousa, Eliana Ruth Silva

DOI
10.37885/220207933
Publicado em

31/03/2022

Páginas

143-162

Capítulo

11

Resumo

Este texto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Licenciatura Plena em Matemática, em 2017, na qual buscou-se desenvolver uma prática pedagógica intercultural inspiradas nos referenciais da Etnomatemática. Para isto, investigou-se se os conhecimentos matemáticos escolares são relacionados aos saberes da tradição indígena Tembé em sala de aula. Realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, com estruturação metodológica baseada na pesquisa-ação. A pesquisa de campo ocorreu na escola da Aldeia Sede, da Terra Indígena Alto Rio Guamá. Participaram da pesquisa 17 (dezessete) alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e 1 (uma) professora de matemática da escola indígena. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados ficha de observação, questionários e atividade pedagógica. Desta forma, os objetivos previamente traçados foram contemplados, visto que observamos a atenção dos professores com relação aos aspectos da educação intercultural indígena e a contextualização no decorrer de alguns conteúdos matemáticos, identificamos a cultura indígena no ambiente escolar e houve participação satisfatória entre entrevistadores e alunos, havendo contribuição no que se refere à educação escolar indígena.

Palavras-chave

Educação Escolar Indígena, Tembé, Etnomatemática, Ensino de Matemática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.