ENTRE VOZES E IMAGENS: PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS ACOLHIDAS SOBRE SEUS EDUCADORES

Code: 200500264
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Título

ENTRE VOZES E IMAGENS: PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS ACOLHIDAS SOBRE SEUS EDUCADORES

Autores(as):
  • Dalízia Amaral Cruz

    Dalízia Cruz

  • Celina Maria Colino Magalhães

    Celina Magalhães

DOI
10.37885/200500264
Publicado em

21/07/2020

Páginas

84-92

Capítulo

10

Resumo

O termo educador social, geralmente, é utilizado para se referir aos profissionais que atuam no cuidado direto e educação de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Diversas pesquisas e normativos específicos da área do acolhimento institucional reconhecem a categoria de educador social como fundamental na equipe interprofissional dos serviços de acolhimento, com características peculiares e complexas, inerentes à função. O presente capítulo trás um recorte da pesquisa de mestrado, desenvolvida pela primeira autora, e tem por objetivo refletir sobre a relação entre crianças e educadores no serviço de acolhimento, a partir da perspectiva de crianças em acolhimento institucional. Participaram do estudo seis crianças de um serviço de acolhimento infantil da região metropolitana de Belém. Para a coleta dos dados foram utilizados: Roteiros de Entrevista Semiestruturada, Contos Infantis, Diário de Campo e Registros Fotográficos. Os Registros Fotográficos e os dados do Diário de Campo foram utilizados, de forma a complementar a discussão dos relatos verbais. As entrevistas foram transcritas na íntegra para análise de conteúdo. Das categorias temáticas que emergiram da análise de conteúdo, para este capítulo, será discutida a categoria “Figuras de Referência”. De acordo com os resultados, de maneira geral, as educadoras foram apontadas como figuras de suporte emocional para as crianças e, especialmente, no que diz respeito a sentimentos de raiva e tristeza. O estudo possibilitou acessar, a partir da perspectiva das crianças, formas de relações interpessoais estabelecidas no serviço de acolhimento com as educadoras, que servem de norteadores na construção de um atendimento de qualidade.

Palavras-chave

educador, social, acolhimento, institucional, crianças

Autor(a) Correspondente
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