ENSINO/APRENDIZAGEM MEDIADA PELO SMARTPHONE: A QUESTÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA

Code: 200700594
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Título

ENSINO/APRENDIZAGEM MEDIADA PELO SMARTPHONE: A QUESTÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA

Autores(as):
  • Jerry Wendell Rocha Salazar

    Salazar, Jerry Wendell Rocha

  • Ana Maria Ramalho Melo

    Melo, Ana Maria Ramalho

  • Luiz Carlos Rodrigues da Silva

    Silva, Luiz Carlos Rodrigues da

DOI
10.37885/200700594
Publicado em

11/09/2020

Páginas

119-141

Capítulo

10

Resumo

Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir duma pesquisa e as análises dela decorrentes. A pesquisa em questão, foi inspirada nas discussões promovidas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE) da Universidade Federal do Maranhão e trata da relação entre a práxis pedagógica e o ensino/aprendizagem mediada por smartphone. O objetivo desta pesquisa foi analisar a influência dos smartphones numa escola da rede pública de São Luís/MA, bem como, a sua utilização nas atividades pedagógicas e as transformações suscitadas nas relações de ensino/aprendizagem. Serviram de aporte teórico: Pierre Lévy (1993,1995,1999), Jean Baudrillard (1992,1995,1996,2009); Karl Marx (2008), Karel Kosik (2002), Frigotto (2000), Vazquez (2003); Tardif (2000), Masetto (2000), dentre outros. Como abordagem metodológica utilizou-se a Quali/Quanti fundamentada no “Materialismo Histórico-Dialético”. Os resultados obtidos demonstraram que a tecnologia do smartphone em sala de aula se constitui como o elemento material potencializador do processo de ensino-aprendizagem, além de promover a e transformação da práxis pedagógica. Acrescenta-se ainda que os professores/as que introduziram os smartphones às suas práticas pedagógicas, ao invés de abolirem sua utilização em sala de aula, têm obtido êxito e maior motivação por parte dos alunos/as. Um outro dado observado foi a necessidade de maior atenção das autoridades educacionais maranhenses para a qualidade da infraestrutura de conectividade oferecida pela unidade escolar que, neste caso, é precária, onde podemos inferir que outras unidades escolares rurais mais distantes dos grandes centros urbanos, sofrem da mesma precariedade.erir que outras unidades escolares rurais mais distantes dos grandes centros urbanos, sofrem da mesma precariedade.

Palavras-chave

Práxis pedagógica. Smartphone. Ensino-aprendizagem

Autor(a) Correspondente
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