ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: BREVE HISTÓRICO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE

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Título

ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: BREVE HISTÓRICO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE

Autor(a):
  • Bruno Brito

DOI
  • DOI
  • 10.37885/231215191
    Publicado em

    30/12/2023

    Páginas

    90-103

    Capítulo

    6

    Resumo

    No contexto da cultura contemporânea, o ensino universitário tem sua importância tanto pela retórica oficial como pelo senso comum da sociedade. A história da universidade no Brasil é recente quando comparadas às universidades da Europa, uma vez que enquanto colônia brasileira, Portugal não permitia a instalações de instituições de nível superior. A crescente expansão da oferta da Educação Superior no Brasil e a demanda por profissionais qualificados para atuar nesse nível de ensino implicam a abertura de uma nova frente de pesquisa para que sejam compreendidas as alterações ocorridas e os seus significados para a própria docência. A docência é uma atividade complexa e só quando for reconhecida essa complexidade, será possível avançar em processos de qualificação mais efetivos. Nesse contexto, as condições de trabalho contribuem significativamente para a banalização do trabalho docente, uma vez que condições de trabalho inadequadas produzem efeito negativo na construção do modo de ser professor e exercício da docência. Desta forma, o objetivo deste artigo é discutir as transformações históricas ocorridas com o surgimento da universidade no Brasil, bem como analisar as atuais condições de trabalho dos professores universitários da universidade Moderna. A realização de estudos nesta temática é importante para que este profissional seja mais valorizado e torne possível assim, a criação de meios para a preservação das condições de trabalho no contexto acadêmico enquanto lócus de formação, construção de conhecimento e desenvolvimento humano.

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    Palavras-chave

    condições de trabalho, ensino superior, professor universitário

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