ENSINO SOBRE A DOENÇA DE ALZHEIMER

Code: 220508807
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Título

ENSINO SOBRE A DOENÇA DE ALZHEIMER

Autores:
  • Camila de Souza Lopes

  • Francisca Deborah Silva Souza

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220508807
    Publicado em

    30/06/2022

    Páginas

    103-110

    Capítulo

    10

    Resumo

    Esse artigo tem o objetivo de relatar a experiência de uma fisioterapeuta e uma assistente social na integração de ensino sobre a doença de Alzheimer em um projeto social para idosos proposto pelo Governo do Estado do Amazonas. Trata-se de um estudo descritivo sobre a demência, especificamente, o Alzheimer através da estratégia de ensino palestra educativa para os profissionais de saúde. Participaram profissionais de saúde de diferentes especialidades, entre eles, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e educadores físicos. A experiência possibilitou proporcionar novos saberes e refletir sobre as práticas na saúde, visto que devido à presença de déficit progressivo na função cognitiva, podem ocorrer interferências nas atividades sociais e ocupacionais do idoso. E os profissionais de saúde devem atentar-se a esse tipo de situação. Políticas públicas educacionais criam estratégias de monitoramento remoto para oferecer orientações concretas. A palestra como método de ensino e compartilhamento de ideias, incentiva a revisão de práticas de aprendizagens e aponta como possiblidades das metodologias ativas atenderem as necessidades educacionais atuais. Constata-se sua relevância para os participantes, pela contribuição na aprendizagem do tema abordado.

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    Palavras-chave

    Alzheimer, idoso, ensino.

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