ENSINO REMOTO E IDENTIDADE DOCENTE: DESAFIOS NO CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO

Code: 221010561
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Título

ENSINO REMOTO E IDENTIDADE DOCENTE: DESAFIOS NO CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO

Autores(as):
  • Júlia De Moura Martins Guimarães

    Guimarães, Júlia de Moura Martins

  • Brígida Rezende De Souza

    Souza, Brígida Rezende

  • Alessandro Vinicius De Paula

    Paula, Alessandro Vinicius

DOI
10.37885/221010561
Publicado em

29/12/2022

Páginas

146-164

Capítulo

11

Resumo

Considerando que as mudanças trazidas pelo ensino remoto, em decorrência da Covid-19, vão além do período pandêmico, o presente trabalho objetivou traçar um panorama dos impactos que as novas formas de pensar e experimentar a educação têm produzido na identidade docente. Para tal, apresentamos uma discussão teórica acerca da relação professor-aluno como constituinte do “eu professor”, discorremos sobre os desdobramentos da pandemia de covid-19 na ação docente, tecendo análises acerca das transformações na identidade docente nessa conjuntura e sobre a tecnologia como mediadora do processo de aprendizagem, trazendo, por fim, os impactos do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na saúde docente. Constatamos que as adversidades que os docentes experimentam cotidianamente no ambiente de trabalho foram agravadas na pandemia e ainda persistem no período pós-pandêmico. Portanto, compreender como eles percebem e vivenciam sua atividade profissional pode auxiliar na elaboração de políticas de gestão de pessoas voltadas para a promoção de sua saúde.

Palavras-chave

Ensino remoto, identidade docente, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), pandemia, Covid-19

Autor(a) Correspondente
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