ENSINO RELIGIOSO NOS PETS DO ESTADO DE MINAS GERAIS EM 2020?ORGANIZAÇÃO DAS HABILIDADES

Code: 220308207
7
2
Título

ENSINO RELIGIOSO NOS PETS DO ESTADO DE MINAS GERAIS EM 2020?ORGANIZAÇÃO DAS HABILIDADES

Autores(as):
  • Mauro Rocha Baptista

    BAPTISTA, M.R.

  • Goretti Marciel Pereira Goulart

    GOULART, G.M.P.

DOI
10.37885/220308207
Publicado em

30/08/2022

Páginas

71-84

Capítulo

6

Resumo

Objetivo: Analisar o conteúdo do componente curricular de Ensino Religioso (ER) nos Planos de Estudo Tutorado (PETs), produzidos no estado de Minas Gerais durante o Regime Especial de Atividades não Presenciais (REANP) em 2020. Neste estágio de apresentação de resultados parciais será dada especial atenção ao objetivo específico de averiguar as habilidades do Currículo de Referência de Minas Gerais (CRMG) que foram, ou não, contempladas pelos PETs. Métodos: Como material didático os PETs se tornaram um guia sobre as intenções do estado de Minas Gerais sobre as abordagens curriculares dos diversos componentes, uma vez que 2020 seria o primeiro ano de aplicação do CRMG. O caso específico do ER se torna ainda mais emblemático neste sentido, uma vez que este foi o primeiro material didático produzido para este componente com a chancela estatal. Primeiraamente compararemos a Base Nacional Comum Curricular com a sua adaptação no CRMG, para depois expor a organização do plano de curso proposto pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e, então, averiguar a presença das habilidades nos PETs. Resultados: Foi possível identificar as habilidaes não contempladas e uma diferença de 10% na opção por trabalhar primeiramente as criadas pelo CRMG. Isto nos indica uma tendência das políticas públicas do estado para o ER que fazem dele uma leitura mais antropológica que das ciências da religião. Conclusão: Visando aprofundar nos resultados alcançados o projeto se propõe a uma comparação entre o conteúdo produzido em 2020 e o de 2021. A tendência da política pública estadual precisa ser investigada com um corpo maior de dados antes de se definir como uma conclusão.

Palavras-chave

Ensino Religioso, BNCC, CRMG, Habilidades, PETs.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.