ENSINO INTERDISCIPLINAR EXPERIMENTAL NO PROCESSO DE CONSERVAÇÃO DE FRUTAS MONITORADO PELA FERMENTAÇÃO DO AÇÚCAR ATRAVÉS DA LEVEDURA SACCHAROMYCES CEREVISIAE
Antônio Zenon Antunes Teixeira
Teixeira, Antônio Zenon Antunes
01/03/2023
1003-1013
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O currículo integrado entre a educação profissional e o ensino médio foi possível devido ao decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004. Essa lei despontou a necessidade de se criar uma nova proposta curricular de ensino, com a seleção de componentes curriculares, disciplinares e interdisciplinares. O objetivo desse estudo é avaliar a apreciação dos alunos do ensino médio dos cursos técnicos sobre a interdisciplinaridade no processo de conservação de frutas. A atividade envolveu 56 alunos em dois encontros (aulas). Primeira aula foi destinada a realização do experimento e na segunda aula, os alunos responderam um questionário que buscava conhecer suas percepções sobre interdisciplinaridade. O resultado mostrou que os alunos possuem boa aceitação e percepção sobre assunto realizado. Mais do que ¾ dos alunos entendem ou tem noções do que consiste a interdisciplinaridade e a maioria dos alunos concordam com a importância de aprendizagem interdisciplinar envolvendo as disciplinas de bioquímica, microbiologia, tecnologia de alimentos, físico-química e documentação no processo de conservação de frutas. Ao final, a articulação dos conteúdos de diferentes disciplinas permitiu ampliar a percepção dos alunos quanto à integração desses, contribuindo para a sua formação geral e profissional.
Saccharomyces cerevisiae, Fermentação alcoólica, Interdisciplinaridade.
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