ENSINO E PRÁTICA NUMA UTI ADULTA: VIVÊNCIAS EM UM AMBIENTE DE ESTÁGIO DA ENFERMAGEM

Code: 220910327
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Título

ENSINO E PRÁTICA NUMA UTI ADULTA: VIVÊNCIAS EM UM AMBIENTE DE ESTÁGIO DA ENFERMAGEM

Autores(as):
  • Sergio De Almeida Matos

    Matos, Sergio De Almeida

  • Farlon Vinícius Santos Da Silva

    Silva, Farlon Vinícius Santos da

  • Stefany Alencar De Oliveira

    Oliveira, Stefany Alencar de

  • Maykon Layrisson Lopes

    Lopes, Maykon Layrisson

  • Ednei Pereira Parente

    Pereira, Ednei Pereira

  • Alex Bruno De Menezes Souza

    Souza, Alex Bruno de Menezes

  • Cliviane Farias Cordeiro

    Cordeiro, Cliviane Farias

  • Fernanda Katrine Pantoja Valério

    Valério, Fernanda Katrine Pantoja

  • Naiza Peres De Lima

    Lima, Naiza Peres de

DOI
10.37885/220910327
Publicado em

31/10/2022

Páginas

59-68

Capítulo

5

Resumo

Objetivo: O propósito do estudo é apresentar as experiências vivenciadas por discentes graduandos no curso de enfermagem no decorrer das práticas desenvolvidas no ECS em um hospital universitário na capital Manaus-AM. Métodos: O presente estudo refere-se a um relato de experiência, acerca das vivências de discentes de graduação em enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no decorrer da disciplina Estagio Curricular Supervisionado (ESC) I. O mesmo desenvolveu-se em um Hospital Universitário de alta complexidade no setor de UTI adulto, no período de 18 a 20 de novembro de 2019. Resultados: O ECS numa UTI adulta foi de suma importância para o ensino e aprendizagem dos discentes do curso de enfermagem, onde os mesmos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da unidade e até mesmo aplicar a assistência em saúde direta aos pacientes tais como: exame físico céfalo caudal, instalação de coxins, verificação de sinais vitais, anotação e evolução do paciente. A experiência adquirida neste ambiente hospitalar contribuiu de forma significativa para a formação profissional do enfermeiro. Conclusão: O ECS é indispensável na trajetória acadêmica, pois, o mesmo permite o contato com grandes estruturas hospitalares de grande porte que disponibiliza de UTI, onde os discentes têm a oportunidade de empregar, na prática, a teoria adquirida na sala de aula e, em simultâneo, adicionando novos conhecimentos.

Palavras-chave

Enfermagem, Estágio, Assistência de enfermagem, Unidade de Terapia Intensiva de adulto.

Autor(a) Correspondente
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