ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE LIGAÇÃO QUÍMICA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 221010480
8
0
Título

ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE LIGAÇÃO QUÍMICA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Manolo Cleiton Costa Freitas

    Freitas, Manolo Cleiton Costa

  • Manoel Leão Lopes Jr

    Lopes Jr, Manoel Leão

  • Ana Carolina Gomes De Albuquerque Freitas

    Freitas, Ana Carolina Gomes de Albuquerque

  • Ainda Castro Dos Santos

    Dos Santos, Ainda Castro

  • Leandro Marques Correia

    Correia, Leandro Marques

  • Gabriela Barbosa Dos Santos

    Dos Santos, Gabriela Barbosa

  • Lourival Da Silva Santos

    Santos, Lourival da Silva

  • Railda Neyva Moreira Araújo

    Araújo, Railda Neyva Moreira

  • Luely Oliveira Da Silva

    Silva, Luely Oliveira da

  • Wandson Braamcamp De Souza Pinheiro

    Pinheiro, Wandson Braamcamp de Souza

DOI
10.37885/221010480
Publicado em

29/12/2022

Páginas

1341-1354

Capítulo

89

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VII

Resumo

A inserção da química no ensino fundamental é considerada recente e a sua prática segue propostas educacionais que lembra o modelo educacional como teórico básico expressado em sala de aula, baseando-se ainda na mera transmissão de conteúdos e tendo como recurso o livro didático e a sua reprodução no quadro. A abordagem do conceito de química no nono ano do ensino fundamental requer do aluno um entendimento mais profundo. Este trabalho discute as concepções que os alunos do nono ano têm a respeito do ensino e a aprendizagem do conteúdo de ligação química. A partir de uma análise qualitativa, os resultados mostram que um dos fatores que contribuem para um ensino “precário” na visão do aluno é a forma como a química tem sido apresentada em sala de aula. Isso traz à tona a importância de o professor inserir estratégias diversificadas de ensino que facilitem a aprendizagem do aluno. Portanto, existe a necessidade do professor apresentar a química de forma menos abstrata, conteudista e dissociada da realidade do aluno, sendo indispensável trabalhar a química através de diferentes métodos de ensino e inserindo uma quantidade maior de aulas práticas para despertar o interesse, atenção e curiosidade do aluno, buscando contribuir na construção de uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave

Ensino Fundamental, Ligações químicas, Ensino de ciências.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.