ENSINO DE QUÍMICA E A PERGUNTA EM SALA DE AULA: ANÁLISE DE NARRATIVAS POR MÔNADAS

Code: 220308391
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Título

ENSINO DE QUÍMICA E A PERGUNTA EM SALA DE AULA: ANÁLISE DE NARRATIVAS POR MÔNADAS

Autores(as):
  • Simone Mertins

    Mertins, Simone

  • Carla Silva

    Silva, Carla

  • Marcelo Amaral-Rosa

    Amaral-Rosa, Marcelo

DOI
10.37885/220308391
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1566-1576

Capítulo

125

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

O objetivo do texto é identificar o modo como os estudantes e professores de Química compreendem a pergunta em sala de aula a partir de sua formação docente e no exercício da docência. Os participantes foram cinco estudantes e professores de Química inscritos em um minicurso, de um evento sobre o ensino deste componente curricular ocorrido em 2018. O material analisado foram narrativas escritas referente a experiência dos participantes com a pergunta em sala de aula, enquanto estudante e/ou professor de Química. A análise das narrativas foi realizada por meio de Mônadas. Os resultados indicam que ainda que os participantes compreendam a importância das perguntas para a aprendizagem, no decorrer de sua formação docente e no exercício da docência, as perguntas nas aulas nas salas de aula, o papel principal das perguntas é apenas esclarecer dúvidas sobre os conteúdos abordados. Ao fim, percebe-se que ainda é preciso investir na pergunta em sala de aula, principalmente das perguntas dos estudantes.

Palavras-chave

Ensino de Química, Pergunta em Sala de Aula, Mônadas.

Autor(a) Correspondente
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