ENSINO DE PROBABILIDADE PRESENTE EM ANAIS DO ENEM

Code: 210303791
19
4
Título

ENSINO DE PROBABILIDADE PRESENTE EM ANAIS DO ENEM

Autores(as):
  • Reinaldo Feio Lima

    Lima, Reinaldo Feio

  • Márcio José Silva

    Silva, Márcio José

  • Rosana dos Passos Correa

    Correa, Rosana dos Passos

  • Helves Belmiro da Silveira

    Silveira, Helves Belmiro da

DOI
10.37885/210303791
Publicado em

02/06/2021

Páginas

224-234

Capítulo

14

Resumo

Este artigo, resultado de uma pesquisa teórica, teve como objetivo compreender o ensino de probabilidade presente em anais do ENEM, ente os anos de 2010 e 2016, com uma abordagem qualitativa, e optamos pelo “estado do conhecimento” das pesquisas em Educação Matemática que tratam do Ensino de Probabilidade. Dentre os resultados, destacamos que ainda existem indícios da falta de reflexão do professor no que concerne a sua prática docente, o que, de certo modo, contribui para que o ensino da probabilidade matemática não tenha tanta eficácia como deveria ter e, consequentemente, a torne um conteúdo aparentemente difícil, pois, muitas vezes, se não na maioria das vezes, esse conteúdo, tão importante para a tomada de decisões na vida, é trabalhado de forma isolada da realidade e do contexto de vida do aluno.

Palavras-chave

Ensino de probabilidade, Educação matemática, ENEM.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.