ENSINO DE PROBABILIDADE PRESENTE EM ANAIS DO ENEM
![](assets/images/openaccess.jpg)
![](https://downloads.editoracientifica.com.br/images/202106/1622591754_capa 3D-480.png)
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
ENSINO DE PROBABILIDADE PRESENTE EM ANAIS DO ENEM
Reinaldo Feio Lima
Márcio José Silva
Rosana dos Passos Correa
Helves Belmiro da Silveira
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
02/06/2021
224-234
14
Este artigo, resultado de uma pesquisa teórica, teve como objetivo compreender o ensino de probabilidade presente em anais do ENEM, ente os anos de 2010 e 2016, com uma abordagem qualitativa, e optamos pelo “estado do conhecimento” das pesquisas em Educação Matemática que tratam do Ensino de Probabilidade. Dentre os resultados, destacamos que ainda existem indícios da falta de reflexão do professor no que concerne a sua prática docente, o que, de certo modo, contribui para que o ensino da probabilidade matemática não tenha tanta eficácia como deveria ter e, consequentemente, a torne um conteúdo aparentemente difícil, pois, muitas vezes, se não na maioria das vezes, esse conteúdo, tão importante para a tomada de decisões na vida, é trabalhado de forma isolada da realidade e do contexto de vida do aluno.
Ler mais...Ensino de probabilidade, Educação matemática, ENEM.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 3
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.