ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PESCA NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO: 15 ANOS DE DESAFIOS E CONQUISTAS
Diogo Martins Nunes
Nunes, Diogo Martins
Alan Cezar Bezerra
Bezerra, Alan Cezar
Juliana Ferreira dos Santos
Santos, Juliana Ferreira dos
Juliana Maria Aderaldo Vidal Campello
Campello, Juliana Maria Aderaldo Vidal
Ugo Lima Silva
Silva, Ugo Lima
José Carlos Pacheco dos Santos
Santos, José Carlos Pacheco dos
Girlene Fábia Segundo Viana
Viana, Girlene Fábia Segundo
Elton José de França
França, Elton José de
Maurício Nogueira da Cruz Pessôa
Pessôa, Maurício Nogueira da Cruz
Dario Rocha Falcon
Falcon, Dario Rocha
31/10/2021
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ENGENHARIA DE PESCA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS - VOLUME 2
Este trabalho tem a motivação inicial de conhecermos a história do curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Portanto, são apresentados os dados sobre a vertente didática e curricular, o próprio caminhar dos estudantes no curso, causas e consequências da evasão e retenção, que requerem uma atenção especial e reflexão própria, pois é um tema extremamente complexo e envolve muitas nuances. Nesse sentido, o fortalecimento discente através da criação do Diretório Acadêmico e do Programa de Educação Tutorial, aliada a oferta de atividades extracurriculares, participação em projetos de pesquisa, ensino e extensão, provocam a valoração e permanência desses alunos no curso, na Instituição e no Ensino Superior. O resultado desse esforço coletivo e institucional, envolvendo docentes, técnicos administrativos, funcionários terceirizados e todo um contingente atrelado direta ou indiretamente, são estudantes formados, com um perfil adequado ao que pede o mercado, porém com senso crítico e ético, responsabilidade ambiental e social, na busca pelo fortalecimento à produção de alimento no mundo, no Brasil, no Nordeste, em Pernambuco, e no Sertão do Pajeú especificamente. Esse cenário nos leva a crer, através da avaliação dos alunos e alunas egressos e os que estão cursando atualmente, somada a constante atualização do Projeto Pedagógico de Curso, as avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (Conceito 5) e as auto avaliações internas, que estamos no rumo adequado, apesar de todas as dificuldades de infraestrutura principalmente e de políticas que fortaleçam também a atividade pesqueira amplamente.
Ensino superior, Engenharia de Pesca, Sertão de Pernambuco, Setor Pesqueiro, Educação.
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