ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PESCA NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO: 15 ANOS DE DESAFIOS E CONQUISTAS

Code: 210905961
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Título

ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PESCA NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO: 15 ANOS DE DESAFIOS E CONQUISTAS

Autores(as):
  • Diogo Martins Nunes

    Nunes, Diogo Martins

  • Alan Cezar Bezerra

    Bezerra, Alan Cezar

  • Juliana Ferreira dos Santos

    Santos, Juliana Ferreira dos

  • Juliana Maria Aderaldo Vidal Campello

    Campello, Juliana Maria Aderaldo Vidal

  • Ugo Lima Silva

    Silva, Ugo Lima

  • José Carlos Pacheco dos Santos

    Santos, José Carlos Pacheco dos

  • Girlene Fábia Segundo Viana

    Viana, Girlene Fábia Segundo

  • Elton José de França

    França, Elton José de

  • Maurício Nogueira da Cruz Pessôa

    Pessôa, Maurício Nogueira da Cruz

  • Dario Rocha Falcon

    Falcon, Dario Rocha

DOI
10.37885/210905961
Publicado em

31/10/2021

Páginas

101-119

Capítulo

7

Resumo

Este trabalho tem a motivação inicial de conhecermos a história do curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Portanto, são apresentados os dados sobre a vertente didática e curricular, o próprio caminhar dos estudantes no curso, causas e consequências da evasão e retenção, que requerem uma atenção especial e reflexão própria, pois é um tema extremamente complexo e envolve muitas nuances. Nesse sentido, o fortalecimento discente através da criação do Diretório Acadêmico e do Programa de Educação Tutorial, aliada a oferta de atividades extracurriculares, participação em projetos de pesquisa, ensino e extensão, provocam a valoração e permanência desses alunos no curso, na Instituição e no Ensino Superior. O resultado desse esforço coletivo e institucional, envolvendo docentes, técnicos administrativos, funcionários terceirizados e todo um contingente atrelado direta ou indiretamente, são estudantes formados, com um perfil adequado ao que pede o mercado, porém com senso crítico e ético, responsabilidade ambiental e social, na busca pelo fortalecimento à produção de alimento no mundo, no Brasil, no Nordeste, em Pernambuco, e no Sertão do Pajeú especificamente. Esse cenário nos leva a crer, através da avaliação dos alunos e alunas egressos e os que estão cursando atualmente, somada a constante atualização do Projeto Pedagógico de Curso, as avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (Conceito 5) e as auto avaliações internas, que estamos no rumo adequado, apesar de todas as dificuldades de infraestrutura principalmente e de políticas que fortaleçam também a atividade pesqueira amplamente.

Palavras-chave

Ensino superior, Engenharia de Pesca, Sertão de Pernambuco, Setor Pesqueiro, Educação.

Autor(a) Correspondente
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