ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS TÁTEIS

Code: 211106844
18
8
Título

ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS TÁTEIS

Autores(as):
  • Dálete Rodrigues Alves

    Alves, Dálete Rodrigues

  • Tamires Christine Dias Rosa

    Rosa, Tamires Christine Dias

  • Simone Aparecida Fernandes Anastácio

    Anastácio, Simone Aparecida Fernandes

  • Ana Cláudia Lima

    Lima, Ana Cláudia

DOI
10.37885/211106844
Publicado em

26/02/2022

Páginas

108-122

Capítulo

6

Resumo

Objetivo: o artigo apresenta propostas para a elaboração de materiais táteis para o ensino de Física que atenda às necessidades do aluno deficiente visual. Método: inicialmente, consultamos, em referenciais nacionais e internacionais, a potencialidade de diferentes materiais para a estimulação dos sentidos do aluno com deficiência visual para garantir a compreensão das relações entre o objeto elaborado e os conceitos físicos elucidados. Os recursos utilizados foram de baixo custo e fácil acesso para facilitar sua reprodução por qualquer pessoa, bem como a técnica empregada na confecção dos materiais, que foi de imagens em relevo com recorte e colagens. O processo foi acompanhado por uma professora de ensino fundamental (Atendimento Educacional Especializado) especialista em Deficiência Visual. Resultados: Foram elaborados materiais táteis referentes a vários conteúdos de física considerando-se tanto o relevo para os alunos cegos quanto o contraste de cores para alunos com baixa visão. Os materiais poderão ser utilizados tanto por alunos com deficiência visual quanto videntes. Conclusão: Representar modelos abstratos de forma simples e coesa não é tarefa fácil. Existem diversas possibilidades de representações e foi preciso pensar qual seria melhor compreendida pelos alunos. Foi importante analisar os detalhes, testar possibilidades e dispor da ajuda de alguém que possui conhecimento com relação à elaboração de materiais para o público com deficiência visual.

Palavras-chave

Ensino de Física, Deficiência Visual, Materiais Táteis, Educação Inclusiva.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.