ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS TÁTEIS
Dálete Rodrigues Alves
Alves, Dálete Rodrigues
Tamires Christine Dias Rosa
Rosa, Tamires Christine Dias
Simone Aparecida Fernandes Anastácio
Anastácio, Simone Aparecida Fernandes
Ana Cláudia Lima
Lima, Ana Cláudia
26/02/2022
108-122
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Objetivo: o artigo apresenta propostas para a elaboração de materiais táteis para o ensino de Física que atenda às necessidades do aluno deficiente visual. Método: inicialmente, consultamos, em referenciais nacionais e internacionais, a potencialidade de diferentes materiais para a estimulação dos sentidos do aluno com deficiência visual para garantir a compreensão das relações entre o objeto elaborado e os conceitos físicos elucidados. Os recursos utilizados foram de baixo custo e fácil acesso para facilitar sua reprodução por qualquer pessoa, bem como a técnica empregada na confecção dos materiais, que foi de imagens em relevo com recorte e colagens. O processo foi acompanhado por uma professora de ensino fundamental (Atendimento Educacional Especializado) especialista em Deficiência Visual. Resultados: Foram elaborados materiais táteis referentes a vários conteúdos de física considerando-se tanto o relevo para os alunos cegos quanto o contraste de cores para alunos com baixa visão. Os materiais poderão ser utilizados tanto por alunos com deficiência visual quanto videntes. Conclusão: Representar modelos abstratos de forma simples e coesa não é tarefa fácil. Existem diversas possibilidades de representações e foi preciso pensar qual seria melhor compreendida pelos alunos. Foi importante analisar os detalhes, testar possibilidades e dispor da ajuda de alguém que possui conhecimento com relação à elaboração de materiais para o público com deficiência visual.
Ensino de Física, Deficiência Visual, Materiais Táteis, Educação Inclusiva.
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