ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOS ÚLTIMOS QUINZE ANOS

Code: 210504791
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Título

ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOS ÚLTIMOS QUINZE ANOS

Autores(as):
  • Michele Batista Santos

    Santos, Michele Batista

  • Isabella Maria Buoro da Cruz

    Cruz, Isabella Maria Buoro da

  • Estéfano Vizconde Veraszto

    Veraszto, Estéfano Vizconde

DOI
10.37885/210504791
Publicado em

01/07/2021

Páginas

128-139

Capítulo

10

Resumo

Nesse artigo foi feito um levantamento bibliográfico nos periódicos Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) nos últimos quinze anos, com o intuito de se encontrar artigos de ensino de ciências da natureza ou matemática voltados para deficientes visuais. Apenas vinte artigos foram considerados para esse trabalho. Através da Análise de conteúdo concluiu-se que a uma tendência de pesquisas de ensino de ciências e matemática para deficientes visuais cuja o foco seja a formação de professores inclusivos, e a elaboração de materiais didáticos. E uma lacuna de pesquisas com deficientes visuais relacionadas ao ensino de ciências e matemática nas seguintes temáticas: Currículo e Políticas Públicas; Conteúdo Interdisciplinar; Cognição; Tecnologias; Professores especializados e Sequências didáticas.

Palavras-chave

Deficiência visual, Educação especial, Ensino de ciências e matemática.

Autor(a) Correspondente
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