ENSINO DA MATEMÁTICA PARA APRENDIZES SURDOS: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS

Code: 221211570
3
0
Título

ENSINO DA MATEMÁTICA PARA APRENDIZES SURDOS: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS

Autor(a):
  • Maria Clementina de Oliveira

    OLIVEIRA, Maria Clementina de

DOI
10.37885/221211570
Publicado em

31/01/2023

Páginas

96-107

Capítulo

7

Resumo

Neste estudo é proposto uma reflexão visando compreender como acontece a prática de professores de Matemática que lecionam para surdos, já que a sociedade do século XXI demanda que a Educação Matemática se apodere de novas propostas metodológicas de forma que os docentes da atualidade sintam-se capacitados para reordenarem conhecimentos, alarguarem suas estratégias, repensarem sua prática, acrescentando ferramentas como softwares, aplicativos, blogs, para assim serem mediadores, estimuladores no processo de aprendizagem, tendo nas tecnologias um subsidio facilitador para o ensino. Iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica de autores da Educação Matemática como D’Ambrósio (2004), Devlin (2009), em autores do ensino da Matemática para surdos como D’Antonio (2006), Borges e Nogueira (2013), Santos e Souza (2013), fundamentado ainda na abordagem bilíngue, na concepção orgânica de Piaget e no interacionismo de Vygotsky. Utilizou-se na pesquisa qualitativa de campo a observação participante. Os dados coletados concatenados com a discussão teórica, destacam a relevância em se conhecer as especificidades da surdez e da língua materna (língua de sinais brasileira – Libras) dos educandos surdos, sapiência fundamental para se pensar e propor metodologias que atendam as necessidades desta clientela.

Palavras-chave

Educação matemática, práticas docentes, surdez.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.