ENSINO DA MATEMÁTICA PARA APRENDIZES SURDOS: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS

Code: 221211570
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Título

ENSINO DA MATEMÁTICA PARA APRENDIZES SURDOS: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS

Autor(a):
  • Maria Clementina de Oliveira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221211570
    Publicado em

    31/01/2023

    Páginas

    96-107

    Capítulo

    7

    Resumo

    Neste estudo é proposto uma reflexão visando compreender como acontece a prática de professores de Matemática que lecionam para surdos, já que a sociedade do século XXI demanda que a Educação Matemática se apodere de novas propostas metodológicas de forma que os docentes da atualidade sintam-se capacitados para reordenarem conhecimentos, alarguarem suas estratégias, repensarem sua prática, acrescentando ferramentas como softwares, aplicativos, blogs, para assim serem mediadores, estimuladores no processo de aprendizagem, tendo nas tecnologias um subsidio facilitador para o ensino. Iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica de autores da Educação Matemática como D’Ambrósio (2004), Devlin (2009), em autores do ensino da Matemática para surdos como D’Antonio (2006), Borges e Nogueira (2013), Santos e Souza (2013), fundamentado ainda na abordagem bilíngue, na concepção orgânica de Piaget e no interacionismo de Vygotsky. Utilizou-se na pesquisa qualitativa de campo a observação participante. Os dados coletados concatenados com a discussão teórica, destacam a relevância em se conhecer as especificidades da surdez e da língua materna (língua de sinais brasileira – Libras) dos educandos surdos, sapiência fundamental para se pensar e propor metodologias que atendam as necessidades desta clientela.

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    Palavras-chave

    Educação matemática, práticas docentes, surdez.

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