ENSINAR E APRENDER: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NESSES PROCESSOS

Code: 240115545
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Título

ENSINAR E APRENDER: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NESSES PROCESSOS

Autores(as):
  • Uanderson Da Silva Lima

    LIMA, Uanderson da Silva

  • Tatiana Helena Miranda

    MIRANDA, Tatiana Helena

  • Rosângela Feitoza Fracasso Cruz

    Cruz, Rosângela Feitoza Fracasso

DOI
10.37885/240115545
Publicado em

01/03/2024

Páginas

55-62

Capítulo

4

Resumo

Ser professor atualmente é desafiador, tendo em vista as diversas problemáticas envolta do ensinar e o aprender. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é problematizar as inquietudes em torno do ensino, como os educadores são pressionados a seguir conteúdos determinados para preparar os estudantes para avaliações externas. Essas, que determinam a “qualidade” da educação das escolas/municípios, até que ponto, verdadeiramente, apontam essa escola para um ensino de qualidade? Será mesmo que há um ensino de qualidade? Ou métodos de preparação? Com essas inquietações, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, para fazer apontamentos para novos questionamentos. Assim, entende-se a importância do ser professor no século XXI, que possam questionar e tenham a capacidade de construir narrativas que possibilitem que outros educadores também possam seguir os seus e outros tantos novos questionamentos. Desse modo, estarão comprometidos com a sua função social.

Palavras-chave

Ensinar; Aprender; Questionar; Qualidade; Avaliações.

Autor(a) Correspondente
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